Diário de um Praticante pela POM Samara

Eu me formei em 2010 e, dentre as empresas de navegação, também escolhi a Transpetro para fazer o meu período de praticagem. Quando nós estamos na Escola, escutamos diferentes versões sobre como é a vida a bordo e como as empresas tratam o tripulante. Porém, cada um tem a sua própria visão sobre a vida de vapozeiro e a verdade é que as experiências, que estou vivenciando no momento, são diferentes de tudo o que eu já escutei de outras pessoas.

Fui para o Rio de Janeiro para fazer o período de ambientação da empresa. Eu escolhi o navio DP Navion Bergen. Passei um período no Rio de Janeiro, aguardando notícias sobre a atracação do navio e, em seguida, juntamente com os outros praticantes do Bergen, viemos para São Sebastião – SP, pois o Bergen estava fundeado próximo a cidade para descarregar a sua carga proveniente do pré-sal. Como não havia previsão para que o Bergen atracasse em São Sebastião, fomos de lancha para embarcar no navio e já tivemos o nosso primeiro desafio: embarcar pela escada de quebra-peito. Para quem nunca havia subido essa escada, até que eu fiquei um pouco receosa, mas respirei fundo e subi!

Quando cheguei a bordo, fomos recebidos pelo Comandante Paulo, Imediato Santoro e Chefe de Máquinas Cabral. Tivemos uma reunião de ambientação no navio a respeito de suas regras e da voga do Comandante.

Logo após, fomos direcionados aos nossos camarotes. Depois, recebemos o macacão laranja, botas, capacete, enfim, os EPI’s.

No dia seguinte, houve a ambientação propriamente dita; conhecemos os equipamentos de segurança, a estação de combate à incêndio, baleeiras, praça de máquinas, convés, passadiço, isto é, as principais áreas do navio e informações que devem ser de conhecimento de toda a tripulação para casos de emergência, por exemplo.

Quando os praticantes estiverem mais habituados, serão distribuídos pelos serviços de quarto, de modo que haja uma rotatividade e que todos trabalhem em todos os quartos.

No momento, esse é a pouca experiência que adquiri. Estou embarcada desde o dia 19/02/2011.

Até breve!

Abraços,

POM Samara.

 

Al. Marcus Leal

Aluno do 3° ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...