Visitação: Navio Gaseiro Oscar Niemeyer!

[cml_media_alt id='21688']20160209_095330[/cml_media_alt]

     E na terça-feira (9), feriado de carnaval, enquanto muitos aproveitam festejando ou viajando, alguns alunos do CIABA tiveram o prazer de conhecer o navio gaseiro Oscar Niemeyer, de fabricação e bandeira brasileira, ancorado no rio Guamá em Belém-PA. Os navios gaseiros são navios destinados ao transporte de gases liquefeitos e se caracterizam por apresentarem tanques de formato arredondado. É o primeiro gaseiro do Sistema Petrobras construído no Rio de Janeiro e também o primeiro construído no Brasil.

 

[cml_media_alt id='21731']a[/cml_media_alt]

     A visitação foi breve, com cerca de 3 horas e meia de duração, porém suficiente para deixar todos entusiasmados ainda mais com a profissão mercante. Os alunos tiveram que ir de lancha até o local de fundeio e em seguida, deu-se inicio à exploração.

 

[cml_media_alt id='21744']IMG-20160209-WA0073[/cml_media_alt]

     A PON (Praticante Oficial de Náutica) Renata Albuquerque juntamente com o Imediato Gustavo, foram responsáveis por mostrar praticamente todas as dependências do mesmo, internas e externas, inclusive passadiço, o qual destaca-se pela vislumbrante visão que proporciona e por toda a tecnologia que o equipara. Além disso, foram visitados outros recintos, como: camarotes, ECR ( Engine Control Room / CCM – Centro de Controle de Máquinas, CCR (Cargo Control Room – CIC do navio). Não parando por aí, a tabela mestra, o plano de segurança do navio, e também os procedimentos de evacuação foram ressaltados por eles.

 

[cml_media_alt id='21724']20160209_112850[/cml_media_alt]

     Em seguida, a 1ºOM  Tássya Brito apresentou a praças de máquinas e todos os principais equipamentos responsáveis pelo pleno funcionamento do navio.

     “A visitação é de indubitável importância para carreira de nós alunos. Para aqueles que são do primeiro ano, é fundamental para orientação da escolha do curso; para os segundoanistas, é uma experiencia de confirmação da opção de curso; já para os veteranos, é a aproximação precoce daquele que em breve será seu novo local de trabalho. Os desafios superados pela tripulação e os constantes aprendizados por eles transmitidos, sem dúvida são deslumbrantes”, Al Gláucio, cursando o 2º ano de Náutica. 

     Já perto de meio-dia e terminada a visitação, os alunos se dirigiram ao refeitório e ainda conheceram, depois disso, o Comandante Ricardo Monteiro. Com palavras experientes, motivou os alunos a persistirem na escolha profissional, ressaltando a importância do nosso período de formação enquanto oficiais.

     O Grêmio de Náutica gostaria de agradecer ao Comandante Ricardo Monteiro pela recepção no Navio Gaseiro Oscar Niemeyer, e agradecer pela compreensão da importância que uma visita dessa tem para os alunos, futuros oficiais. A empolgação nos rostos dos alunos do 1º ano era nítida, enquanto que nos alunos do 2º e 3º anos, era possível visualizar a confirmação da escolha certa.

      Gostariamos de agradecer ao Imediato Gustavo, a 1º Oficial de Máquinas Tássya Brito e a Praticante a Oficial de Náutica Renata Albuquerque, por toda a paciência na excelente recepção dos alunos da EFOMM nesse novo mundo que passam a conhecer. Agradecer a prestatividade em tirar todas as dúvidas que apareciam, e em saber que sempre seremos alunos, não importa o quanto saibamos.

     Por fim, deixamos nosso “Muito obrigado” à toda tripulação do navio, pela maravilhosa experiência que os alunos jamais esquecerão. Agradecemos pela visita ao Navio Oscar Niemeyer, sabendo da oportunidade única na vida profissional e acadêmica.

 

 

 

Al. Gláucio

Diretor do Jornal Canal 16, Presidente do Grêmio Evangélico e Representante da Equipe de Corrida, cursando o 3º ano de náutica.

Você pode gostar...