Visitação ao Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio
No dia 9 de março, alguns alunos do 3º ano do curso de Máquinas se reuniram no pátio do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) a espera da condução que os levaram até o Navio Hidroceanográfico Garnier Sampaio, atracado na BNVC (Base Naval de Val-de-Cães) na Baía do Guajará. A chegada ao local se deu por volta de 7h30min e os alunos foram recepcionados pelo CT (Capitão-Tenente) Pedro Paiva, encarregado de navegação do navio.
Essa oportunidade que o CIABA e o NHo Garnier Sampaio nos proporcionou foi de grande importância para nós. Ter contato direto com tudo aquilo que vimos em sala de aula só serviu para abrilhantar a nossa mente e ter a certeza que fizemos a escolha certa. De primeiro instante, estar na praça de máquinas foi impactante.. No passadiço o que reinava era um horizonte, as ilhas, computadores, uma carta náutica, e caneta; e na máquina, o calor dos motores, uma ferramenta certa e uma praça de puro aço.. ali sim era o meu lugar! (Al. Tenório)
Ao final da visita, o CC (Capitão de Corveta) Diniz Coelho, comandante da embarcação, agradeceu aos visitantes e disse se sentir agraciado em poder interagir e contar com os Alunos do CIABA e ressaltou a importância desse tipo de visita na formação dos mesmos, que os aproxima ainda mais daquilo que eles verão a bordo dos navios.
Características do NHo Garnier Sampaio (H-37)
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10.5 m de boca e 3.1 m de calado;
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado;
Combustível: 88 toneladas;
Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW;
Velocidade: máxima de 14 nós;
Equipamentos: 1 bote inflável para seis homens;
Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.