Visitação ao Navio Barbosa Lima Sobrinho

 

 

O mar não é um obstáculo: é um caminho.
                                                                                  Amyr klink

 

     No dia 10 de Junho, alguns alunos do CIABA tiveram a oportunidade de visitar e conhecer o navio gaseiro Barbosa Lima Sobrinho. Os alunos puderam visitar as instalações do navio, como o passadiço e a praça de máquinas, e também conheceram um pouco da rotina a bordo da embarcação.

      A visitação do navio contou com a colaboração do Comandante Ribeiro, que foi extremamente solícito em nos receber, interagindo conosco no sentido de viabilizar a nossa ida a bordo, minimizando as dificuldades burocráticas existentes, por necessárias, em vista da legislação vigente.

         O Imediato Hugo, auxiliou os alunos na visita ao passadiço e o Segundo Oficial de Máquinas Marcílio, que apoiou os alunos na praça de máquinas.

     Os modernos equipamentos existentes, tanto no passadiço quanto na praça de máquinas,  muito nos motivam como futuros profissionais,  a nos dedicar aos estudos para estarmos à altura de ser oficiais em um navio desses.

         A aluna do primeiro ano Thaís Silvino contou um pouco do que significa para ela, visitar navios : “Quando eu tive a oportunidade de conhecer uma embarcação, eu tive certeza de que lá dentro eu encontraria muita novidade sobre a profissão a bordo. Minha emoção começou a ser nítida já na chegada ao porto e a caminho do navio. Esta emoção ia aumentando após cada passo dado. Nas três vezes em que visitei navios, foi consolidando em mim, a certeza de que a minha opção seria pelo curso de Náutica. Foi bastante motivante , mesmo sendo aluno do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, ao ver o passadiço e receber explicações sobre as tarefas destinadas ao profissional dessa área. Acredito que seja fundamental, tanto para quem ainda vai escolher o curso quanto para quem quer se ambientar mais à praça de máquinas ou ao passadiço, pois pude aplicar vários conhecimentos adquiridos já na segunda visita e acredito que isso seja ainda mais forte no segundo e terceiro ano na Escola.

        A importância das visitas a bordo pode ser também avaliada nas palavras do Aluno Rocha, também do primeiro ano: “A visita à um  navio é muito importante para o aluno da EFOMM, principalmente para o primeiro anista. O contato com um navio mercante, conhecer a sua rotina e instalações, contribuem fortemente para a decisão de escolha curso. É um dos momentos mais importantes para o aluno, além de ser extremamente gratificante. Pode-se afirmar que é um momento ímpar para o mercante em formação.”

     As visitas a navios mercantes por parte dos alunos têm como objetivo ambienta-los à rotina e instalações a bordo. No caso dos alunos do primeiro ano, as visitas são importantes pois auxiliam na difícil decisão da escolha do curso, um dos momentos mais importantes e gratificantes para o mercante em formação, feita já no final do primeiro ano.

Agradecimentos:  Comandante Ribeiro, por ter autorizado e recebido os alunos a bordo da embarcação, Imediato Hugo e 2ON Marcilio por terem transferido, com extrema boa vontade,  um pouco dos seus conhecimentos.

 

Al. Larissa RibeiroTexto

Comandante RibeiroTexto

Al. LaíssaRevisão

Al. Laissa

Aluna do 3° ano da EFOMM, do curso de Náutica e colaboradora do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...