Adaptação 2016 – Final
Aproveitando o clima de recomeço, é com orgulho e sensação de dever cumprido que o Jornal Canal 16 posta a última matéria relativa ao período de Adaptação. Orgulho e dever cumprido, os mesmos sentimentos compartilhados por todos os candidatos, os quais já podemos chamar alunos.
O último dia da adaptação começou da mesma forma que os outros, com a rotina de inspeções pessoais e de alojamentos. Apesar da ansiedade pelo final ser evidente em todos, ainda era preciso cumprir alguns procedimentos. Ao voltarem do café da manhã, todos os adaptandos foram levados ao ginásio para uma última conversa com o Sgt. Coelho, um dos responsáveis pelo treinamento físico matinal dos candidatos.
Pela manhã, a única atividade física foi uma leve corrida em pelotão ao redor do Centro, ao som das Canções Militares. Ainda pela manhã, os candidatos foram levados ao Auditório para o primeiro contato com o COMCA (Comandante do Corpo de Alunos) Capitão-de-Corveta Arthur. Em uma conversa descontraída e esclarecedora, o Comandante deixou claro algumas regras e padrões de comportamento que devem ser seguidos. Ao fim da conversa, todos os candidatos puderam, de fato, ser chamados de Alunos.
É apenas o início de três anos que esses novos alunos terão que enfrentar na Escola. É o início de uma vida de privações, de grandes recompensas, uma vida no mar. 174 jovens que ostentarão o título de aluno por muito tempo, até mesmo quando forem chamados Oficiais. Começa a ser escrito hoje o nome dessa nova turma que ingressa os portões do Centro. Que três anos passem rápido se comparados aos anos de estudo que todos enfrentaram para estarem onde estão, e que tenham ciência da importância que é ser um dentre 174: posto que outros milhares queriam ocupar. Que a promessa de uma carreira promissora e um futuro satisfatório seja maior do que a desmotivação e o medo que os dias incertos trarão, e que toda dificuldade seja motivo de boas risadas depois.
A Equipe do Jornal Canal 16 agradece a presença constante de todos os pais durante a Adaptação, as palavras de apoio aos filhos, as dúvidas, os elogios, as críticas e a compreensão e paciência por saber que no dia seguinte mais notícias viriam. Acredito que, nós que escrevemos, nunca nos demos conta da importância que eram algumas palavras ou até mesmo algumas fotos para quem não tinha outra forma de entrar em contato com os filhos, e como isso exigia mais responsabilidade do que qualquer outra função.
Agradecemos, também, a toda equipe de Adaptadores pela disposição e trabalho incessante ao longo de todo o processo de planejamento e execução da Adaptação: etapas que iniciam antes mesmo de sabermos quem iremos receber, antes mesmo da realização da Prova. À toda a Equipe, os mais sinceros agradecimentos por toda a ajuda.
Aos novos Alunos, sorte e competência para esses três anos e além. Que a vontade de ficar seja maior do que as dificuldades que nos convencem a sair. Passa rápido quando se aproveita, e mais ainda quando sabemos vale à pena.
Aproveitando a ocasião, segue abaixo a nova classificação do 1º ano, bem como a distribuição das turmas de aula:
Classificação Geral 1º Ano
[gview file=”https://jornalcanal16.com.brwp-content/uploads/2016/02/GERAL-1-ANO2.xlsx”]
Para tudo mais que acontecer durante o ano, continue acompanhando pelo Jornal Canal 16.
Obrigado!