Visita ao Navio Ras Maersk

No dia 06 de Maio, oito alunos do segundo ano tiveram a oportunidade de visitar o navio Ras Maersk que se encontrava atracado no terminal petroquímico de Miramar, localizado na cidade de Belém. A embarcação que conta com uma tripulação de 24 pessoas, possuía 8 tripulantes a bordo no momento e recebeu os alunos para uma visita completa por todo o navio.

O barco, que é de bandeira dinamarquesa, é uma espécie de miscelânea cultural. Dentre o número de tripulantes já citados, apenas 6 são brasileiros. Do comandante ao moço de convés, as nacionalidades perpassam pelo menos 3 continentes.

Recepcionados no passadiço pelo 1º Oficial de Náutica Rohiti, os alunos puderam aprender sobre diversos instrumentos utilizados na navegação, no entanto com uma pequena peculiaridade: Toda instrução foi oferecida em Inglês. Rohiti, que por sua vez é indiano, conversou com os alunos e ensinou sobre a utilização dos equipamentos por pelo menos duas horas.

Alunos do CIABA acompanhados do 1º oficial de náutica Rohiti no passadiço do Ras Maersk

Contando também com a animação do comandante, um senhor russo mais do que simpático, a visitação se tornou quase uma festa a bordo. Tendo em vista que não é comum a presença de visitantes no dia a dia de trabalho do navio, o comandante empolgado, trajou seu uniforme de gala (azulão) para registrar o momento com fotos e interagir com os visitantes.

Alunos reunidos com o comandante da embarcação

Após um tour básico pelo navio, os grupos se dividiram e os alunos do curso de máquinas desceram para a praça de máquinas acompanhados pelo 2º oficial de máquinas Andrei, ao passo que os de náutica aprofundaram as explanações no passadiço.

Alunos do curso de máquinas instruídos pelo 2º oficial de Máquinas

Após um tour básico pelo navio, os grupos se dividiram e os alunos do curso de máquinas desceram para a praça de máquinas acompanhados pelo 2º oficial de máquinas Andrei, ao passo que os de náutica aprofundaram as explanações no passadiço.

Por volta das 22h, o grupo se reuniu novamente e aos cuidados da enfermeira de bordo, a brasileira Gislane, a intermediadora da visitação, o grupo pôde agradecer ao imediato do navio pela oportunidade de visitar uma embarcação de tão renomado nome e festejar pela bem sucedida visita que acabará de ser concluída.
O grupo de alunos retornou ao CIABA imediatamente após desembarcar e após terem experimentado algumas horas a bordo aguardam ansiosos pela sua vez de praticar e vivenciar de verdade a rotina de bordo.

Jornal Canal 16 – Navegando com você!

TEXTO – Al. Rozeira

REVISÃO – Al. Viviane

Você pode gostar...