Processo Seletivo EFOMM 2016 é realizado no CIABA

       No último final de semana foi dado início às etapas seletivas do concurso da EFOMM 2016. Em meio a sonhos, esperanças e nervosismo, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) recebeu seus candidatos.Centenas de inscritos compareceram nos dois dias de prova, vindos não só de Belém, mas de outras regiões do país. Além da capital paraense, outras cidades do Norte e Nordeste também sediaram a etapa do concuro referente ao CIABA.

       A organização do evento foi feita de forma tranquila, contando com a participação de militares da guarnição e de alunos dispostos pelo Centro para o auxílio dos inscritos, não havendo problemas com horários e disposições dos mesmos nas dezenas de salas disponibilizadas para a prova. Aproveitando o clima proporcionado, alguns candidatos aceitaram falar um pouco sobre sua impressão da prova e motivo de escolher essa profissão:

 “Eu escolhi a EFOMM porque vai me proporcionar vantagens em relação ao mercado competitivo, além de ter uma ótima formação profissional. Amigos me falam das oportunidades em relação as empresas que buscam novos profissionais no CIABA.”

Breno Cruz da Silva, 20 anos – Belém

“Este é o segundo ano que eu tento o concurso da EFOMM e como meu namorado é aluno, e me fala sobre a rotina, sobre a vida de mercante… Isto me inspira, dá mais vontade de entrar. Eu vi o juramento e achei lindo, emocionante ver todo mundo lá no momento onde todos mais queriam estar.”

Camilli, 21 anos – Belém

“ Estudamos sozinhas para o concurso e foi meio complicado, porque não tínhamos orientação. Então, a gente levava as provas dos anos anteriores para a escola e tentávamos resolver e o que a gente não conseguia, os professores resolviam para ajudar a gente.”

Ana Paula Alcântara, 17 anos – Belém

Ana Júlia Brito Carvalho, 17 anos- Belém

Ciane Vanessa, 17 anos- Belém

“Por questão de estabilidade eu escolhi a EFOMM e escolhi o CIABA, visando menor concorrência e a chance que até quem não alcança a média tem de entrar. Então decidi fazer onde tenho maior possibilidade de passar”

Vinícius, 23 anos – Rio de Janeiro

“Estou no último ano do ensino médio preparatório, pesquisei e resolvi concorrer para o CIABA porque soube que aqui é menos concorrido que no Rio de Janeiro e quis fugir disso, pois eu quero muito passar. É o primeiro ano que faço o concurso, mas eu fiz todas as provas dos anos anteriores e achei que esse ano foi, relativamente, mais fácil. O inglês realmente estava mais difícil que nos outros anos, mas com relação a parte de exatas eu consegui ter mais facilidade.”

Gabriel, 17 anos – Rio de Janeiro

” Eu queria dizer à minha mãe que por mais que muita gente tenha dito que eu não ia conseguir, ela sempre esteve ao meu lado me dando força para nunca desistir. Então eu quero agradecer a Deus primeiramente e a ela, pois a EFOMM é o meu sonho e espero que esse ano eu tenha sucesso, se não tiver, ano que vem eu estou aí de novo, até eu conseguir.”
Diz Juli, emocionada.

Juli Barbosa, 16 anos – Belém

                PRÓXIMAS ETAPAS

           Lembrando que essa foi a primeira etapa do prolongado processo que será desenvolvido ao longo deste e do próximo ano até o período de adaptação. Para não perder nenhuma etapa, é importante relembrar algumas datas disponibilizadas pelo Edital do Processo Seletivo:

Ontem ocorreu a divulgação do gabarito provisório, o qual pode ser conferido aqui: Gabarito Provisório

A partir de 19/08 – Divulgação dos gabaritos definitivos

A partir de 01/09 – Divulgação da classificação inicial

            Essas são só algumas etapas que virão por aí. Para saber mais, acompanhe a cobertura do Jornal Canal 16. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários!

Al. Bemerguy – Texto

Al. Lima – Texto

Al. Natália Belei – Entrevistas

Al. Thamires Maia – Fotos

Al. Bemerguy

Aluno do 3° ano do curso de Náutica e Diretor do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...