Passagem da Cana do Leme 2017
Mais uma vez o Jornal Canal 16 esteve presente em uma das mais importantes cerimônias para o corpo de alunos do CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar), a “PASSAGEM DA CANA DO LEME”.
A passagem da cana do leme a bordo, ou seja na vida ao mar, representa a passagem do comando da embarcação para continuar uma manobra, e o significado permanece para nós a bordo da nossa Escola quando o aluno mais antigo da turma do terceiro ano passa o comando e as responsabilidades acerca da manobra de gerir as turmas mais modernas ao aluno mais antigo do segundo ano, que após a formatura se tornará o aluno mais antigo da escola.
Na manhã do dia 13 de Novembro, os alunos da EFOMM e os seus Comandantes de Companhia foram reunidos em seus respectivos dispositivos para o início da cerimônia tão esperada pelas turmas. O terceiro ano que finalmente termina a sua jornada e tem seu dever cumprido e o Segundo ano que finalmente assumirá as maiores responsabilidades a fim de manter a ordem, disciplina e o bom convívio entre as turmas. A passagem da cana do leme é um marco de emoção, satisfação e logo saudade.
O ComAl (Comandante Aluno) 3001 Coelho, do Curso de Náutica; e a ImAl (Imediata Aluna) 3002 Yara, do Curso de Máquinas, passaram as suas estrelas douradas aos seus sucessores: A Aluna 2001 Raíne, do curso de Náutica e que passou a ostentar duas estrelas douradas; e a Aluna 2002 Larissa Dantas, do Curso de Máquinas e que passou a ostentar uma estrela dourada, respectivamente.
Símbolo de responsabilidade e atribuições em suas fardas, assim como os Comandantes de Pelotões e Companhias Alunos passaram suas estrelas prateadas aos sucessores de mesma classificação neste ano. Os cumprimentos e a troca de estrelas são dadas pelos militares responsáveis de cada companhia, esses acompanharão a jornada de responsabilidades e fainas dos Oficiais Alunos prestigiados.
> Acesse aqui o link para o vídeo