Grêmio de Náutica – Conectando a Sala de Aula com O Cotidiano de Bordo
A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante sempre é marcada pelo início de diversos ciclos a cada ano que passa. Com uma nova turma chegando, os alunos do segundo e terceiro ano fazem um esforço extra para ajudar os novatos a se ambientarem com a formação militar e profissional. Por isso, as atividades extraclasse são verdadeiras bases de apoio para que todos se sintam parte da instituição, conhecendo-a melhor e contribuindo para seu bom funcionamento.
Neste ambiente, surge um dos grêmios mais importantes do CIABA, que influencia diretamente na escolha do curso dos novos alunos, que ocorre bem próximo ao final do ano letivo. O Grêmio de Náutica existe há anos com o propósito de aproximar da realidade profissional todos aqueles que desejam seguir a carreira de um Oficial de Náutica na Marinha Mercante.
Na última quinta-feira, 9 de fevereiro, ocorreu o primeiro Grêmio de Náutica do ano de 2023, apresentando aos novos alunos a nova diretoria do grêmio e o planejamento anual. Contando com uma massiva presença do primeiro ano, os alunos do segundo ano e do terceiro ano, fizeram uma apresentação introdutória da carreira de um oficial de náutica, e mostraram um dos maiores atrativos das atividades do grêmio: o simulador de passadiço do Grêmio de Náutica.
O CIABA já conta com um dos melhores simuladores de passadiço da América Latina, amplamente utilizado pelas turmas de náutica do terceiro ano, que estão na fase da prática de manobras, já no final do curso. Entretanto, o simulador de passadiço do GNaut tem sua utilização voltada para todos os alunos interessados, e além de auxiliar aqueles que pensam em ter mais tempo de prática, também é uma forma de aproximar aqueles que ainda não fizeram sua escolha de curso da atividade principal de um Oficial de Náutica, o controle do navio.
No ano de 2023, os presidentes do Grêmio, o aluno Gonçalo (presidente) e o aluno Vítor Augusto (Vice-presidente), têm como maior objetivo ampliar as atividades para que todo o Corpo de Alunos possa participar efetivamente. Com a criação de monitorias das matérias da grade curricular do curso de náutica, a intenção é auxiliar aqueles que estão com dificuldades, ou introduzir as matérias para aqueles que ainda não chegaram no período em que elas estão inseridas, proporcionando um conhecimento prévio e, assim, facilitando o aprendizado.
O impacto do Grêmio de Náutica no Corpo de Alunos do CIABA é notório, e por isso, suas atividades são preservadas todos os anos, e o seu aperfeiçoamento é necessário e constante. Com os novos objetivos traçados, toda diretoria do GNaut espera poder aproximar os alunos de sua futura profissão, bem como também espera auxiliar na escolha de curso dos novos alunos, que será uma das decisões mais importantes de suas vidas.