Grêmio de Máquinas (GMAQ)

  Após o ingresso na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), os alunos devem optar entre o curso de Náutica e o curso de Máquinas. Semelhante escolha é realizada ao final do primeiro ano, não podendo mais ser alterada. Tendo isso em vista, os alunos, tanto do segundo ano quanto do terceiro, organizam grêmios com o intuito de mostrar aos calouros como será a carreira de um Oficial de Náutica, assim como a de um Oficial de Máquinas.

  Nossa abordagem de hoje será a respeito do Grêmio de Máquinas!
O Grêmio de Máquinas consiste em encontros semanais que oferecem um espaço para os alunos se reunirem e conhecerem mais sobre suas futuras profissões. As reuniões não são apenas para os que já têm habilidades em máquinas, mas também para aqueles que têm curiosidade e que desejam aprender mais sobre o funcionamento interno das máquinas que impulsionam os navios.

   Ao longo do ano, o grêmio tem o objetivo de introduzir os assuntos abordados no curso de Máquinas, tanto na teoria quanto na prática, incentivando os alunos a conhecerem  os problemas que enfrentarão na praça de máquinas de um navio.
De acordo com os participantes, integrar esta comunidade significa mais do que estudar disciplinas como Caldeiras, Refrigeração, Termodinâmica, dentre outras. É uma chance de se conectar com outros colegas que compartilham a mesma paixão, de trocar experiências e conhecimentos e de encontrar apoio mútuo em uma jornada desafiadora.

O tema do encontro desta última terça-feira (12/03) foi “Tipos de Embarcações Offshore”, um assunto importante devido ao crescimento dessa modalidade no cenário marítimo, com diversos investimentos e inovações. Foram apresentadas embarcações que auxiliam em todos os processos da operação de extração de petróleo, desde apoio a plataformas até perfuração dos poços, como: AHTS, PSV, OSRV.

TEXTO – AL. BOTELHO

TEXTO – AL. JOÃO GOMES

REVISÃO – AL. CAROLINA MOURA

 

Você pode gostar...