Grêmio de Basquete

Na EFOMM (Escola de Formação de Oficiais), está presente um seleto grupo de alunos militares da Marinha, com diversas aptidões físicas. Diante disso, o CIABA (Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar) dispõe de um conjunto de grêmios e equipes atléticas que proporcionam a melhor preparação física a seus alunos. Então, como forma de direcionar as habilidades físicas de seus futuros oficiais, o CIABA busca entregar os melhores professores e equipamentos às equipes. Dentre elas, destaca-se o Grêmio de Basquete.

O Grêmio de Basquete do CIABA, que conta com preparador físico e professor, composta de mais de 25 atletas, dentre eles masculinos e femininos dos três anos, tem ganhado notoriedade conforme disputam campeonatos, visando concorrer até mesmo no regional do Pará.

O grêmio é composto pelo técnico, Jonathas Zamorim, que treina o time e que tem um vasto currículo, uma vez que tenha sido campeão regional e nacional, ex-jogador pelo Paysandu, Remo e Tuna e ex-técnico do Paysandu. Diariamente orienta e treina os jovens alunos da EFOMM.

A preparação do time aspira ao mais alto rendimento e condicionamento físico de seus atletas, o que é trabalhado pelo técnico por meio treinos de modalidade variada. Os jogadores treinam desde os fundamentos básicos e técnicas de jogadas à musculação intensa nas instalações de academia do Centro de Instrução. Além disso, o grupo possui como Capitão e Vice-Capitão, respectivamente o aluno do terceiro ano Adriel e o aluno do segundo ano Medina.

Em entrevista com o Vice-Comodoro Medina:

“Minha rotina e a dos demais alunos é bastante intensa: práticas militares, muitas aulas e exames físicos. A equipe me ajuda tanto na parte física, o que aumenta meu desempenho no exame físico, quanto mentalmente. Para mim é um escape da correria do dia a dia e um lugar pra manter o ânimo, me divertir e competir.”

“Nossos treinos preparados pelo técnico são bem diversos, treinamos pela manhã em alguns dias, pela tarde e noite em dias variados. O professor trabalha desde nossa técnica individual ao trabalho de forma coletiva, além de musculação na academia. É uma rotina de treinos puxada, mas sempre vale a pena.”

Em consequência, as equipes e grêmios esportivos do CIABA, como o de Basquete, tendem a aumentar a interação entre os alunos dos três anos e, como falado em entrevista, torna-se um uma forma de descontrair da rotina!

FOTOS – Al. Adyson

TEXTO – Al. Bruno Marinho

REVISÃO – Al. Bianca Melo

 

Você pode gostar...