Dia Internacional da Mulher
Olá, navegantes! Nessa terça-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas em 1975 que visa destacar as lutas e reivindicações das mulheres, além de homenageá-las.
É válido salientar que obstáculos ainda fazem parte do cotidiano do gênero feminino, mas ainda assim as diversas conquistas ocorridas com o passar dos anos não deixam de ter sua importância na realidade vigente das sociedades, principalmente no que tange à aquisição de direitos, sejam eles relacionados à própria segurança do gênero ou até mesmo à ocupação de postos de trabalho, todos estes direitos foram alcançados devido a mulheres que não se deixaram calar pelo contexto em que viviam e lutaram para serem representadas.
Desse modo, a fim de prestar homenagem a todo o corpo feminino da EFOMM, segue abaixo o texto escrito e lido pela Al. Kallyne, representante do corpo de alunas do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, durante cerimônia realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher:
“No dia 8 de março comemora-se o dia Internacional da Mulher, que surgiu no século 20 como resultado da luta de diversas mulheres reivindicando igualdade e condições melhores de trabalho.
Essa data renova a importância da conquista do protagonismo das mulheres em diferentes frentes da sociedade. Tal conquista se tornou cada vez maior ao longo do tempo. E, na luta pela igualdade das mulheres nos cargos trabalhistas e na sociedade, o CIABA se mostra palco da formação de inúmeros talentos das turmas femininas ao longo desses mais de 20 anos desde a formação da primeira turma de mulheres. Aqui, formou-se a primeira comandante da Marinha Mercante, Capitã de Longo Curso Hildelene Bahia.
Atualmente, o corpo de alunos conta com 80 alunas, das quais a Al. Clara Gimba e a Al. Carolina Moura destacam-se como chefes de classe do 2° e 1° ano, e conduzem suas respectivas turmas com disciplina e cadência. Com isso, vemos a crescente liderança do corpo feminino na EFOMM. Se hoje conduzimos turmas, futuramente conduziremos navios, ilustrando que o Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar se mantém como referência na formação acadêmica de futuras mulheres do mar.
Dessa forma, é necessário reverenciar o passado e as protagonistas que foram pioneiras na luta por melhores condições trabalhistas para as mulheres. Assim, Seguimos com a inspiração do legado deixado por essas mulheres e a responsabilidade de conquistar nosso espaço em nossa profissão e sociedade.
E é com orgulho e conhecimento da capacidade das mulheres aqui presentes: servidores civis, militares e alunas, que desejo a todas um feliz dia das mulheres.”
Dessa forma, é em caráter de agradecimento e orgulho que o Jornal Canal 16 deseja a todas as seguidoras e integrantes da equipe do JC16, e a todas as mulheres, um ótimo Dia Internacional da Mulher!