DIA DA VITÓRIA
A Segunda Guerra Mundial, iniciada em 1939 e terminada seis anos após, no ano de 1945, foi um dos maiores conflitos acontecidos no século XX.
No Brasil, o ataque a navios mercantes brasileiros por submarinos alemães ao longo do nosso litoral, foi fator marcante para que em 31 de maio de 1942, o então presidente Getúlio Vargas declarasse guerra às potências que integravam o Eixo. O apoio brasileiro não se deu apenas logisticamente, nossas forças atuaram diretamente em solo europeu com bravura e determinação de verdadeiros heróis.
A data 8 de maio de 1945 ficou conhecido, mundialmente, como dia da vitória, data formal da derrocada da Alemanha Nazista pelas forças Aliadas, finalizando um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade. No Brasil, a data é comemorada homenageando os heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os quais lutaram bravamente junto aos aliados no norte da Itália, sendo protagonistas de importantes vitórias. A Marinha do Brasil, responsável por transportá-los até Gibraltar e fazer o patrulhamento oceânico contra os furadores de bloqueio, que trariam mercadorias do Oriente para a Alemanha. A Força Aérea Brasileira, incumbidos por patrulhar os céus da Itália.
No Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, uma cerimônia interna realizada pelo CMG Josué Fonseca Teixeira Júnior exaltou a importância desta data, prestando o devido respeito aos protagonistas de tal façanha. Saudou, primeiramente, a Marinha do Brasil, responsável pelo patrulhamento das águas e escolta dos 575 comboios que trafegavam no Atlântico. Exaltou os chamados “pracinhas”, 25 mil homens que integraram a FEB. Ressaltou, também, a importância da Força Aérea Brasileira, em especial, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça o qual patrulhou os céus entre os anos de 1944 e 1945, realizando cerca de 445.
Por fim, e não menos importante, enfatizou a importância de aprendermos com o passado e repensar nossos atos visando um futuro melhor.
Como último ato, exclamou os profissionais de saúde das forças armadas, tão importantes neste momento de pandemia, combatendo de frente o Corona vírus.
Devido às restrições do COVID-19, apenas parte do corpo de alunos pôde participar de tal cerimônia.
Informamos que todas as atividades do dia foram realizadas observando-se as normas de prevenção e combate ao COVID-19, ressalta-se o cumprimento dos protocolos de prevenção ao Novo Corona vírus.
Créditos – Al. Aíssa