Dia 17 & 18 – Adaptação 2022
Ao toque de alvorada, às 06h00 da manhã, mais um dia de adaptação começa no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Não diferente dos outros dias, os candidatos realizam o desjejum e são encaminhados para a prática do Treinamento Físico Militar, TFM. Após esse momento, eles foram direcionados ao rancho para o café da manhã, seguido pela higienização bucal. Depois, às 08h10, foi realizada a prova da adaptação, a fim de averiguar se os conhecimentos foram assimilados, sucedida pelo treinamento de Ordem Unida.
Às 12h00, os candidatos foram ao rancho almoçar e logo após tiveram tempo para realização da higiene bucal, em sequência foi realizada a Parada Escolar, com intuito de inspecionar os uniformes. Às 14H, realizou-se um campeonato de provas físicas entre os pelotões, como forma de descontração, incluindo modalidades como flexão de chão, flexão de barra entre outros.
Após jantarem e em seguida terem realizado sua higiene bucal, os candidatos passaram pela segunda inspeção de uniforme do dia. Outrossim, foram levados ao rancho, para a divulgação das mensagens dos responsáveis aos candidatos destaque de cada pelotão. Já ao encerramento do dia, foi realizado um motivacional, no auditório, relacionado à entrega das platinas do dia seguinte. Portanto, dando fim a rotina de mais um dia de adaptação, posteriormente foi realizada a ceia e após os candidatos foram liberados para arrumarem seus armários e dormirem.
No dia seguinte, os candidatos acordaram às 05h00 da manhã, pois era a alvorada festiva, devido ao tão esperado dia da entrega das platinas, a fim de animá-los em um momento tão importante, seguido por uma palestra motivacional. Ademais, às 09h00, finalmente os candidatos se tornaram alunos ao receberem suas platinas e realizarem, com sucesso, sua cerimônia, que contou com a presença da banda dos Fuzileiros Navais, além de um discurso do comandante, com o intuito de enaltecer esse momento de alto prestígio aos novos integrantes da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).
Assim, encerrando, com êxito, mais um ciclo de adaptação no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar.