Dia 05 – Adaptação 2024

Manhã

No amanhecer do dia 12 de janeiro, a rotina dos adaptandos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) começa com a alvorada pontual às 6 horas. Após despertar, os futuros oficiais praticam um desjejum equilibrado. Em seguida, dedicam-se à parte inicial do treinamento físico militar.

Às 8h30, após as atividades físicas, é servido um café da manhã balanceado. Fortalecidos pela refeição, os adaptandos partem para suas atividades regulares. Destaque, nesse período, para as orientações do Controle de Avarias, ocorridas no pátio de combate a incêndio. Esse exercício prático trata sobre emergências cotidianas.

Controle de Avarias

A manhã foi encerrada com os adaptandos sendo direcionados para conhecerem duas fortes equipes da instituição: a Equipe de Remo e a Equipe de Vela.

 

 Tarde

A rotina vespertina dos adaptandos da EFOMM foi marcada por palestras abrangentes, abordando temas como grêmios escolares, o funcionamento do jornal escolar, e detalhes das atléticas festivas e esportivas. Cabível salientar uma palestra dedicada, exclusivamente, a hinos e canções militares, enriquecendo o conhecimento cultural e militar dos futuros alunos.

Após essas atividades, encerraram a tarde com instruções sobre o Cerimonial à Bandeira, aprendendo aspectos práticos como o hasteamento, dobradura e guarda apropriada do pavilhão nacional. Essa jornada formativa visa não apenas ao desenvolvimento acadêmico, mas também à promoção de valores cívicos e culturais essenciais para os futuros oficiais da Marinha Mercante.

 

 Noite

A noite iniciou-se com um jantar, seguido por um estudo na sala de aula sobre contravenções e crimes militares, utilizando o manual do aluno como guia. Após as sessões de estudo, reuniram-se na “Rosa das Virtudes” para uma confraternização, discutindo a virtude do dia, que foi a Cooperação, característica essencial na vida militar.

Reunião na Rosa das Virtudes

Para encerrar o dia de forma tranquila, compartilharam uma ceia antes de se recolherem aos seus alojamentos, garantindo uma boa noite de sono, fundamental para enfrentar as demandas do próximo dia na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.

 

Veja um pouco mais do que aconteceu no dia 05h

https://drive.google.com/drive/u/0/mobile/folders/1–YLbJ11nNcnipxi4Q7PF2z-33MzZkpt

TEXTO – Al. Sampaio

REVISÃO – Al. Rayanne Santos

FOTOGRAFIA – Al. Guerra

FOTOGRAFIA – Al. Roane Matos

FOTOGRAFIA – Al. Livya Gurgel

 

Você pode gostar...