Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil
O memorável dia de 07 de Setembro de 2022 marcou o bicentenário da independência do Brasil, momento no qual o povo brasileiro pode finalmente chamar o Brasil de seu. Uma terra de inúmeras riquezas naturais e de culturas diversas, as quais juntas geraram uma nação de pessoas ímpares e ricas de cultura advinda do entrelaçamento dos diversos povos que a originaram. Por esses, e muitos outros motivos, esta data tornou-se um marco na história do Brasil, o dia em que os brasileiros puderam se orgulhar de ser uma nação, trazendo consigo o legado e a história de todos aqueles que ajudaram a erguê-la.
Com orgulho e patriotismo, nesta mesma data, homenageamos algumas das mais antigas instituições que ajudaram a erguer a bandeira verde e amarelo sem restrições. Por meio de muita bravura, atuando como principal defensora do povo e pátria, as forças armadas tornaram-se um forte símbolo da soberania brasileira, bradando avidamente o hino da independência: “Ou ficar a pátria livre, ou morrer pelo Brasil”.
O alunos do CIABA, com muito orgulho, são parte da Marinha do Brasil e participam da comemoração de uma das conquistas mais importantes para o povo e pátria que juraram defender. Assim, o corpo de alunos iniciou esta data com uma alvorada às 4:00 horas da manhã, seguido de um café reforçado às 4:25 horas para garantir que todos estivessem bem no momento do desfile cívico que aconteceu na Av. Presidente Vargas.
O reunir no pátio saturnino foi às 4:50 horas, com os alunos trajando o uniforme 5.2 (dólmã). Logo em seguida, às 5:00 horas, ocorreu o deslocamento em direção à Base Naval de Val-De-Cães, para que os destacamentos do CIABA pudessem se reunir com demais grupos da Marinha do Brasil que participariam do desfile.
Os alunos, então, foram deslocados até o local de concentração para aguardar a revista do comandante do 4° Distrito Naval, e as 9:00 horas, finalmente, iniciou-se um dos mais importantes momentos do ano para os alunos do CIABA. Foram anunciados os destacamentos da Marinha do Brasil, e os primeiros eram compostos por alunos da EFOMM.
O desfile marcou não apenas o bicentenário da Independência do Brasil, como também o retorno do tradicional Desfile Cívico em comemoração ao 7 de setembro após um longo e doloroso período de isolamento, causado pela pandemia do Corona vírus. Por esse motivo os alunos do CIABA encerraram o desfile, na Praça Waldemar Henrique, empolgados e com o sentimento de dever cumprido após serem ovacionados pela plateia presente no local.