Combate e Prevenção à COVID- 19 no CIABA.

 

Finda o período de recesso escolar e o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) inicia o ano letivo de 2021 com diversas medidas sanitárias a fim de conter os impactos da Covid-19 dentro da Organização Militar (OM). O atual cenário de pandemia exige dos militares diligências e sabedoria para conduzir de forma eficiente as atividades deste Centro de Instrução resguardando a vida de sua tripulação.

Higienização das mãos constantemente.

Inicialmente foi traçada uma estratégia para o regresso do Corpo de Alunos ao Centro de forma a impedir aglomeração, manter o distanciamento social e assim a segurança sanitária. Dessa forma, os alunos foram divididos em pequenos grupos em horários diferentes para que realizassem todas as etapas da primeira descontaminação. Além de passarem por uma desinfecção pessoal e de seus objetos logo na entrada do CIABA, os alunos foram submetidos a uma triagem junto a equipe médica e com a realização do teste para o Novo Coronavírus. Assim, o CIABA pôde ter controle sobre o estado de saúde de todos que estavam embarcando.
Para além da descontaminação inicial, determinações como o uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes – respeitando o Decreto do Governo do Estado do Pará – bem como a higienização das mãos com álcool na entrada do rancho antes das refeições permanecem vigentes.
Em vista de reter a contaminação pelo Novo Coronavírus, sem, entretanto, tolher a formação dos alunos, foram feitas modificações nas atividades no âmbito acadêmico, esportivo e militar.

Desinfecção no Prédio Visconde de Mauá.

Diante disso, a Superintendência de Ensino (S.E) do CIABA elaborou um modelo educativo adequado ao novo contexto da pandemia, resguardando a vida de professores e de alunos. Nessa perspectiva, as aulas estão acontecendo na modalidade mista, ou seja, em sua maioria as aulas ocorrem no formato de ensino EAD (ensino à distância) – em que os alunos permanecem em seus camarotes estudando na plataforma online com utilização de notebooks – e são complementadas com aulas práticas (como ocorre nas disciplinas do curso de Máquinas que carecem de utilizar o Laboratório de Máquinas, ou as do curso de Náutica que precisam utilizar o Simulador de Navegação). Desta forma a aula é previamente agendada pelo professor, dividindo a turma em pequenos grupos com intuito de evitar aglomerações. Assim é possível garantir a qualidade da formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante do Brasil e manter a segurança salutar de mestres e alunos. Deve-se ressaltar, ainda, que as aulas práticas são ministradas apenas pelos professores que não fazem parte do grupo de risco.
Por outro lado, o Treinamento Físico Militar (TFM) faz parte da formação dos futuros Oficiais da Marinha Mercante, uma vez que atividades realizadas a bordo, tanto no convés quanto na praça de máquinas, exigem dos profissionais um bom condicionamento físico. Ademais, é consenso entre os profissionais da saúde o impacto positivo sobre a imunidade que atividades físicas realizadas diariamente podem gerar. Destarte, as atividades físicas estão acontecendo de forma individual (corrida), enquanto as modalidades coletivas (como, por exemplo, futebol, vôlei, e handebol) permanecem suspensas.
Sob a mesma ótica, houve modificações na rotina das atividades no âmbito militar. As formaturas e as refeições que antes uniam todos os alunos da escola, agora acontecem de forma segregada, com número limitado, a fim de não gerar aglomerações. Ademais, toda quarta-feira é feita a desinfecção do Prédio “Visconde de Mauá”, onde ficam os camarotes dos alunos, por meio da aplicação de uma solução de água sanitária, sabão e álcool, ressaltando mais uma vez a preocupação da Marinha do Brasil em resguardar o seu maior patrimônio: seu pessoal.

 nTex Desinfecção nos camarotes.

Por fim, é válido reiterar a dedicação e o zelo com que o CIABA debruça-se diariamente em buscar maneiras de dar continuidade as atividades realizadas no Centro, sem, no entanto, pôr em risco a vida dos profissionais e dos alunos que aqui atuam.

Tedto

Texto: Al. Viviane

Fo5osn

Fotos: Al. Danilo

Você pode gostar...