Batalha Naval do Riachuelo: 155 anos de vitória

A Batalha Naval do Riachuelo foi um importante e vitorioso evento, ocorrido em 11 de junho de 1865, no contexto da Guerra do Paraguai, sendo considerado como o ponto de virada para a vitória da Tríplice Aliança – formada por Brasil, Argentina e Uruguai – uma vez que, sem o controle da Bacia do Prata, a comunicação entre as tropas paraguaias, o transporte de suprimentos e de homens, seriam muito afetados. A batalha tem esse nome pois ocorreu nas proximidades da confluência do Riachuelo, um dos afluentes do Rio Paraná.

A Esquadra paraguaia, formada por 8 Navios, acrescidos de outras embarcações menores, pretendia surpreender a Esquadra brasileira, composta por 9 Navios e comandada pelo então Chefe-de-Divisão Francisco Manuel Barroso da Silva. Entretanto, por conta do atraso de algumas embarcações paraguaias, o plano foi descoberto e a Esquadra brasileira pôs-se em formação de batalha.

O conflito durou o dia inteiro, e uma das situações mais nobres aconteceu com a Nau brasileira Parnaíba que, cercada pelo inimigo e em grande desvantagem numérica de homens, graças à bravura de sua tripulação, manteve-se firme e, mesmo com o Navio tomado em sua metade pelo exército rival, seus homens continuaram lutando e defendendo o mastro no qual a Bandeira Nacional encontrava-se hasteada.

Ademais, em exemplar demonstração de coragem e patriotismo, o Comandante da Esquadra, Almirante Barroso, decidiu utilizar da estrutura de ferro da Fragata Amazonas, a Nau Capitânia da frota brasileira, para avançar rio a cima e lançar-se contra as embarcações paraguaias, levando três dessas ao fundo e forçando as restantes a bater em retirada.

Por conta desse episódio histórico, todo 11 de junho celebramos a Data Magna da Marinha e nesse ano estamos comemorando os 155 anos da vitória dessa grande batalha. Durante o momento mais crítico da batalha, foram hasteados sinais na Capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, sendo de notáveis significados para manter o espírito e o fogo sagrado da Esquadra, servindo como incentivo para todo militar até os dias atuais:

— “Sustentar o fogo, que a vitória é nossa.”

— “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever.”

 

Jornal Canal 16 – Navegando com você!

 

TEXTO – AL. DÓRIA

REVISÃO – AL. MARIA ELENA

 

 

Al. Maria Elena

Aluna do 3º ano de Náutica, pernambucana, apaixonada pela imensidão do mar. Vice presidente do JC 16, se esforçando para fazer o bom uso das palavras. De um jeito amador, se diverte sendo atleta de futsal do CIABA. Integrante da equipe financeira da Sociedade Acadêmica Vikings. Inspira e respira sonhos diariamente, carregando a fé e o sorriso por todo lugar.

Você pode gostar...