Alunos do CIABA participam do COPINAVAL no Uruguai

     Foi realizado, nos dias 18 a 22 de Outubro de 2015, na cidade de Montevidéu (Uruguai), o XXIV Congresso Panamericano de Engenharia Naval (COPINAVAL). O evento é realizado a cada dois anos, tendo como sede alguma cidade da América Latina, e conta com a participação de representantes dos diversos países que financiam pesquisas voltadas para a área naval. Nações como: Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Holanda e Brasil, marcaram presença com a exposição de stands, palestras e trabalhos nos quatro dias de Congresso.

     Além de estudantes de diversas universidades latino americanas, o evento contava também com a participação de militares da Marinha de alguns dos países citados anteriormente, bem como com o comparecimento de alunos do CIABA para a exposição de trabalhos em três dos quatro dias do evento.

     Com um total de 5 trabalhos aprovados no Congresso, o grupo de alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) era composto pelos seguintes nomes: Al. Dayana 01 do curso de Máquinas, Al. Pinto Cunha – Máquinas, Al. Cei – Náutica e Al. Bemerguy – Náutica; além do Dr. Edelson Luz, professor do CIABA.

     O êxito na apresentação dos trabalhos no Congresso vem confirmar o potencial científico dos alunos no CIABA junto aos docentes do Centro e vem mostrar o quanto o incentivo à pesquisa é importante para a formação dos futuros oficiais mercantes. O desenvolvimento de novos projetos e novas pesquisas é próximo objetivo deste projeto de iniciação junto ao professor Dr. Edelson Luz, visando desenvolver novas tecnologias que tragam melhorias para a vida a bordo, bem como também novas técnicas a serem aplicadas em outros ramos da indústria.

     Investir em pesquisa é investir em desenvolvimento. Os alunos do CIABA foram os únicos representantes das forças militares nacionais a representarem o país no COPINAVAL, sendo que alguns outros países como o Chile possuía mais de 30 militares apresentando seus trabalhos, os quais todos da marinha chilena . Para um futuro próximo, que tais iniciativas sejam vistas com outros olhos, e que cada vez mais pessoas percebam a importância do trabalho acadêmico para o avanço tecnológico e industrial e queiram se juntar a isso; como já acontece em poucos lugares do país, empresas que aproveitam o potencial de universidades e seus alunos para o desenvolvimento de novas ideias que tragam evolução e melhorias para a nação.

Lista de trabalhos expostos:

Al. Dayana: “Geração de Energia elétrica em embarcações com o trocador de calor através do Efeito Seebeck”.

Al. Pinto Cunha: “Análise e redução da cavitação em válvulas de controle” e “Anáise e modelagem do separador centrífugo com inversor de frequência para partida em rampa”.

Al. Cei e Al. Bemerguy: “Análise de resistência hidrodinâmica em uma embarcação mercante, utilizando dois métodos diferentes: ANSYS e COMSOL”

Dr. Edelson Luz: “Aproveitamento Energético do Biogás produzido a partir de resíduos e esgoto em navios de passageiro”.

Agradecimentos especiais aos seguintes nomes:

– Sr. Julio Cópolla ,Engenheiro Naval, Presidente do Instituto Panamericano de Engenharia Naval COPINAVAL, bem como a todo o comitê organizador do COPINAVAL.

– Sr. Carlos Henrique Vasconcellos Martins, Adido de Defesa e Naval da Marinha Brasileira no Uruguai, Capitão de Mar-e-Guerra

– Sr. Alípio Jorge, Comandante do 4º distrito naval, Vice-almirante.

– Sr. Júlio César, Comandante do CIABA, Capitão de Mar-e-guerra.

 

 

 

Al. Bemerguy

Aluno do 3° ano do curso de Náutica e Diretor do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...