Alunos do CIABA participam de viagem no NVe Cisne Branco

No período de 8 a 20 de outubro, o Navio Veleiro Cisne Branco recebeu a bordo 6 alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar para uma série de instruções no mar.

Às 7h30 do dia 8, pouco antes do cerimonial à bandeira, os alunos embarcaram no veleiro, recepcionados pelo CMG Batista, comandante do navio, e por seus oficiais. Logo na desatracação, o calor humano da população paraense direcionado por ocasião da despedida ao navio, então atracado no porto da Estação das Docas para visitação, chamou a atenção dos alunos para o que iriam encontrar ao longo do período a bordo: um forte espírito de camaradagem e respeito. Dada a partida, seriam 10 dias de mar até Salvador.

O Navio Veleiro Cisne Branco faz parte dos chamados “navios brancos” da Marinha do Brasil, sendo classificado como navio escoteiro. Dentre seus objetivos, estão a representação da força naval brasileira em eventos nacionais e internacionais e o fortalecimento da mentalidade marítima brasileira, além do culto às tradições de marinharia, sendo, ainda, importante instrumento na formação de pessoal na Marinha do Brasil.

Apesar de tratar-se de um navio veleiro e tradicional, o Cisne Branco não deixa a desejar no que se refere a tecnologia, contando com os mais modernos sistemas de navegação, propulsão, geração de energia e equipagem. Desta feita, a viagem proporcionou aos alunos não somente o contato com as tradições navais, mas também com instrumentos que efetivamente fazem parte da profissão de um oficial da Marinha Mercante.

Alunas recebendo instrução de navegação. Foto: Al. Levi

Ao longo da viagem, os alunos participaram de diversos treinamentos e instruções relativas a marinharia, equipamentos de navegação, navegação astronômica, salvatagem, manutenção de máquinas, sistemas elétricos marítimos, e, como não poderia faltar, enfrentaram seus limites na subida até o “sobrinho”, verga mais alta do maior mastro do navio. Além das instruções, o contato direto com o mar e a vivência a bordo tornaram inesquecível a experiência pelos alunos.

Alunos subindo o mastro “Grande”. Foto: Al. Larissa Dantas.

 “Foi um experiência inesquecível para todos os alunos. Quanto à parte acadêmica, recebemos adestramentos sobre navegação, noções de marinharia, lançamento de pirotécnicos e  navegação astronômica. Mas a viagem não foi somente isso, fizemos amigos que ficarão sempre em nossas lembranças. Fomos muito bem recebidos e nos encantamos com a alegria da tripulação, que fazia as atividades sempre com um sorriso no rosto, com músicas e brados sobre o Nve Cisne e seus mastros, ‘não podemos esquecer de pagar o tributo do mastro!’. No final da tarde, podíamos nos juntar à tripulação para fazer atividades físicas, tentando acompanhar o ritmo deles e ficar equilibrados em meio ao balanço constante do navio. Foram 12 dias maravilhosos, e me senti em casa desde o primeiro. Como um dos oficias nos disse na despedida: ‘O Cisne inflama’, no sentido da alegria e motivação que estar naquele navio passa a todos. Grata a Deus pela oportunidade.” (Comandante Aluna Raine, 3º ano de Náutica)

“Para nós, é um prazer imenso receber os alunos do CIABA  a bordo. Ver essa alegria que todos têm em trabalhar e fazer cada atividade juntos e a formação  de uma grande equipe é para nós uma grande satisfação. Sentimos muito orgulho em ter esses militares, marinheiros, nos conveses da nossa Marinha Mercante. Foi um privilégio tê-los conosco, e me sinto muito orgulhoso em fazer parte da sua instrução na pernada Belém-Salvador.” (CF Luiz Ricardo, imediato do NVe Cisne Branco)

Os alunos do CIABA agradecem ao NVe Cisne Branco pela oportunidade de vivenciar alguns dias da experiência incrível que é tripular este navio tão importante para a Marinha do Brasil, e deseja à sua tripulação bons ventos! A todo pano! Iça! Caça!

 

 

Texto: Al. Larissa Dantas 

Revisão: Al. Paiva

Você pode gostar...