Adaptação 2016 – Dia 10

     Chegamos ao décimo dia!

     Com o início da quarta-feira, veio também a sensação de dever cumprido pelos primeiros dez dias a bordo do CIABA. Apesar de não ser fácil ter noção de tempo quando todos os dias são iguais, podemos ter certeza de que os candidatos contam com ansiedade pelo fim da adaptação.

     A alvorada do décimo dia começou como de praxe: separados em seus pelotões, os candidatos foram submetidos a bateria de inspeções pessoais e também de camarotes e alojamentos, uma vez que a organização e limpeza de onde vivem é essencial, bem como o cuidado com a própria higiene.

     Após as inspeções, todos seguiram para o café da manhã (CLPM + queijo e presunto). Às 08:00 da manhã, se reuniram novamente para o início dos exercícios físicos diários, visando manter a mente e o corpo em ótimo estado. Reunidos no campo de esportes do CIABA, todos participaram do aquecimento e da dinâmica com o Sgt. Wendell, para depois serem divididos nos grupos que iriam participar da Natação ou Corrida.

     Após as atividades físicas, todos foram liberados para o camarote para tomarem banho e se reunirem novamente às 09:20 para treinamento de Ordem Unida, momento em que aprendem a marchar e outros movimentos militares.

     Finalizando a Ordem Unida às 11:20, os candidatos seguiram para o Almoço ( Carne assada +arroz+ feijão + suco de caju), tendo como próximo evento uma palestra à tarde com o Comandante Aluno sobre “Currículo da EFOMM”, onde os adaptandos puderam aprender mais sobre as matérias que enfrentarão durante os três anos, bem como as diferenças disciplinares entre cada curso.

     Após a palestra, todos seguiram para o campo do CIABA para assistirem a uma simulação do arriar e hastear da Bandeira Nacional, realizada pelos adaptadores. Dessa forma, puderam sanar todas as dúvidas do evento que irão participar diariamente quando alunos, seja realizando ou apenas assistindo.

     Do campo de esportes, os candidatos seguiram para o Pátio da EFOMM, onde foram liberados para arrumar os camarotes e formar mais tarde para o Jantar (arroz com frango e sopa de feijão).

     À noite, na hora em que os futuros alunos permanecem em sala de aula, foram retiradas algumas dúvidas acerca de serviço, rotina e vida profissional. Da sala de aula, todos seguiram para a Ceia (lanchão e suco) e depois foram liberados para dormirem.

     O Jornal Canal 16 agradece a presença dos pais, cada vez mais frequente durante as postagens, e relembra que após as 22:00hrs todos estão liberados para se comunicarem com a família. A Adaptação do CIAGA pode ser acompanhada pelo Jornal Pelicano.

     Obrigado!

Al. Bemerguy

Aluno do 3° ano do curso de Náutica e Diretor do Jornal Canal 16.

Você pode gostar...