Parceria entre o Grêmio de Astronomia da EFOMM e o NASTRO encerra as atividades do primeiro semestre
O Grêmio de Astronomia da EFOMM- CIABA experimentou um momento inédito nas dependências da Instituição: a parceria com o Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará (NASTRO-UFPA) na confraternização de encerramento das atividades do primeiro semestre de 2016, com o total apoio da Sociedade Acadêmica Viking – SAVI.
Na cobertura do prédio dos Instrumentos Náuticos, à beira do rio Pará, foram montados e disponibilizados dois Telescópios Refratores de excelente performance para a observação das crateras da Lua, Saturno e seus anéis, Júpiter com suas luas e a oposição de Marte, conhecido como planeta vermelho . As atividades incluíram também a identificação das principais estrelas e constelações do Hemisfério Norte e Sul. O diretor do Grêmio, Al. Márcio do 3° ano do curso de Náutica, coordenou as atividades e orientou a observação. O Monitor do NASTRO Bruno Barroso, estudante de Física da UFPA esteve presente também para orientar e auxiliar com os equipamentos.
De acordo com o aluno do 1° Ano Adriano Marques:
“O grêmio de astronomia abriu as portas para um universo novo de conhecimentos e que ainda esconde inúmeros segredos. Viajar entre as estrelas e entender o porquê de certas manifestações celestes, compreender, de fato, como são feitas, o porquê e a qualidade das navegações astronômicas são algumas das instruções passadas durante os encontros. Entretanto, neste último encontro do semestre, nos foi dada a oportunidade de contemplar Saturno, Júpiter e a Lua, graças a parceria com o NASTRO da UFPA que enviou um de seus monitores e dois telescópios, o que aguçou o desejo de busca de ainda mais conhecimento sobre o assunto e aumentou o interesse nesta ciência. Esta parceria mostrou sua importância e a necessidade de mais eventos do tipo, tanto no OM quanto fora da instituição”.
Já a Al. Patrícia, do 3° ano do curso de Náutica que visitou o Grêmio pela primeira vez conta:
“Participar da noite de ontem foi muito gratificante pra mim. Um dia presenciando o Grêmio de Astronomia e já adquiri novos conhecimentos sobre um assunto que tanto desperta o interesse nas pessoas: o céu. Observação astronômica, reavaliação de alguns conceitos que julgava saber sem ter de fato estudado e inclusive aplicações práticas de orientação que auxiliam na nossa profissão. Com certeza é um Grêmio que irei frequentar semestre que vem. Agradeço à direção do Grêmio por esta oportunidade!”
A admiração e curiosidade em observar as estrelas, planetas, cometas – corpos celestes em geral- é intrínseca ao ser humano. Para os profissionais do mar, oficiais Mercantes, a observação das estrelas faz parte da vida a bordo de navios e não serve apenas como um passa tempo, isto tem grande importância na navegação, tanto para a prevenção de perigos quanto para a determinação da posição do navio no mar, método este conhecido como Navegação Astronômica.
Fotografia: Al. Bryan Adams