140° aniversário do Almirante Braz de Aguiar

Neste dia 03 de fevereiro, comemoramos o 140° aniversário do Almirante Braz de Aguiar. Exímio militar da Marinha do Brasil, exemplo do espírito de abnegação contribuiu muito para a nossa pátria com um destaque especial na região amazônica, onde fica localizado o nosso amado Centro de Instrução que leva seu nome.

Almirante Braz de Aguiar. Fonte: Marinha do Brasil

    Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1881, Filho do Capitão-Tenente Joaquim José Dias de Aguiar e de D. Amélia Siqueira Dias de Aguiar. Chegou ao posto de Segundo-Tenente em 1903; Primeiro-Tenente em 1907; Capitão-Tenente em 1913; Capitão de Corveta em 1923; Capitão de Fragata (reformado, a pedido, com graduação de Capitão de Mar e Guerra), 1928; Convocado, 1938; Capitão de Mar e Guerra (efetivo), 1945; após sua morte, Contra-Almirante em 1951.

Nas suas missões, cruzou o país de uma ponta a outra desenvolvendo serviços de extrema importância, como por exemplo, provar a inexatidão da versão de que o ponto mais setentrional do Brasil se encontrava no Monte Roraima. Passou por diversos lugares como o Amazonas, Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Acre entre outros. Nessas suas jornadas, desenvolveu e aflorou diversas habilidades geográficas, astronômicas, topográficas e cartográficas.

Tendo em vista seus feitos, delimitou não somente as fronteiras de seu país como também marcou o seu nome na história dele. Por seus inumeráveis serviços à sua pátria querida, deixamos aqui no Jornal Canal 16, nosso agradecimento por fazer parte do Centro de Instrução que leva esse nome impoluto e de peso, Almirante Braz de Aguiar.

 

Texto : Al. Luis Neto

Foto : Al. Danilo

Foto : Al. Carvalho

 

Você pode gostar...