Um ano sem Clavijo
Sabemos que a vida e a morte são duas faces da mesma moeda e, já tendo aceitado a única certeza da vida, eis que a mesma torna-se tua amiga. Autor desconhecido
No dia de ontem (8), completou-se um ano da precoce perda do campanha Clavijo. Ainda é bastante presente em nossas memórias todos os dias que passamos juntos, e sua alegria prepondera relutante em nosso meio. O Corpo de Alunos , juntamente com todos os militares do CIABA prestam novamente suas condolências a toda família, parentes, amigos e aos que eram próximo a ele.
Sem dúvida, seu maior legado foram os laços de amizades criados com seu entusiasmo. Desde sua vinda ao Brasil, já podemos o considerar vencedor. Afinal, abandonar seu país em busca de novos desafios, novos mundos cercado de pessoas com uma cultura própria, apesar de diversificada, é uma atitude que merece destaque e admiração.
Sabemos que não podemos reviver os momentos que com ele foram construídos e por isso nos sensibilizamos. Entretanto, sua imortalização se solidifica com a determinação enquanto estava em nosso meio, com suas atitudes de um exímio militar e, principalmente, com o designo de um ser humano repleto de sentimentos altruístas e solidários.
“O dia oito de Março é um dia especial, não somente por ser o dia internacional da mulher, mas também por estar completando um ano da perda de um irmão da turma AEGIR, um irmão de grande importância que infelizmente se foi de uma forma inesperada e mais cedo do que realmente se espera.
O dia de hoje nos remete lembranças boas e ao mesmo tempo infelizes. Naquele dia 08 de março de 2015, toda a tripulação não esperava que algo de ruim poderia acontecer em uma manhã tão bonita. Lembro muito bem daquele dia, tudo aconteceu de forma tão inesperada e tão abrupta que ninguém podia acreditar que estava realmente acontecendo, eu estava no meu quarto de serviço quando escutei pedidos de socorro e não sabia o que era, depois de algum tempo fui informado do que estava acontecendo. Não podia acreditar! Fiquei boquiaberto e momentaneamente sem reação.
Não é fácil de entender como isso pôde acontecer com uma pessoa tão boa e companheira, com uma pessoa que uns dias antes do acontecido estava me “safando”, estava falando comigo e convivendo com todos nós. Bom, não poderíamos deixar passar em branco está data meu irmão, você não foi, não é, e jamais será esquecido por cada um da nossa turma onde quer que esteja. Levaremos você conosco quando soltarem as espias, levantarem os ferros e nosso navio seguir o rumo que nos foi traçado. Não somos 162, somos 175 ainda. Sentimos sua falta, amigo Clavijo!”, Aluno André Santos, cursando o 2º ano de náutica.
Uma questão de fé
“Não quero porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”, 1 Tessalonicenses 4. 13 – 14, 18. Bíblia Sagrada. Mediante aos conselhos sagrados, que tenhamos esperança e força para continuar essa jornada sem o nosso Eterno Amigo.
La familia es lo más importante en la vida de un ser humano, a veces nos comportamos como idiotas y no aprovechamos los momentos tan preciosos que después se convierten en recuerdos, nos preocupamos por pelear de cosas sin sentido solo por haber tenido un día difícil. Pero cuando las personas se van, parten para siempre, ahí nos recriminamos de todo lo que no hicimos o desejamos de hacer. Entonces sea respetuoso, viva intensamente, aproveche cada minuto de su vida, abrace al que está a lado y sea feliz como si fuese el último día, como lo hiso mi primo …, Aluno Herrera, cursando o 3º ano de náutica e primo do Clavijo.
A equipe Jornal Canal 16 declara novamente suas homenagens ao aluno Gustavo Bruno Clavijo Herrera e a todos seus familiares.