8 de março- Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos na cidade de Nova Iorque fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência, e a solução para o fim da greve foi bárbara: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e a mesma incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

    Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Todavia, somente no ano de 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

      Com um começo triste e revoltante, as mulheres foram em busca de seus direitos. Indo contra o machismo da época e uma cultura preconceituosa e separatista entre os gêneros, os direitos foram conquistados aos poucos, e um passo importantíssimo ocorreu no Brasil no dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino. O poder de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo finalmente havia sido obtido.

      Sexo frágil não mais, já que mulheres hoje em dia são sinônimos de força e dedicação, são super heroínas de coração enorme e carinho imensurável. Pessoas que tem o dom de dar a vida, de carregar um ser humano por 9 meses consigo merecem não somente amor, mas principalmente respeito. O que seria do mundo sem as mulheres? O que seria da formação pessoal de uma pessoa sem a presença de uma mulher? Nada teria o chamado toque feminino e o amor que somente a mulher pode proporcionar.

      O mundo não teria o colorido que a beleza feminina exalta todos os dias ao amanhecer e faz lembra-la ao anoitecer. Pessoa alguma conseguiria crescer sem um dia poder olhar para a pessoa que lhe deu a vida e agradecê-la dizendo que a ama com cada pedacinho do seu ser. O mundo não seria feliz sem ter o que dá cor a ele, a mulher. Al. Lima

      Nós do Jornal Canal 16 queremos desejar um feliz Dia da Mulher a todas as mulheres, vocês merecem nosso reconhecimento. Que os presentes e homenagens não se limitem a apenas rosas e cartões, mas que prevaleçam a compreensão e a liberdade. Que as mulheres de todo o mundo, em especial as que desejaram seguir sua vida no mar, sejam tratadas com o respeito que merecem. Por fim, que sejam deixados de lados os pré – julgamentos e rótulos,  o oceano é grande demais para nos fecharmos em pensamentos antiquados.

 

 

Al. Lima – Texto

Al. Bemerguy – Revisão

Você pode gostar...