Entrega de Platinas aos alunos do primeiro ano do CIABA – 2016
A entrega de platinas aos alunos do primeiro ano se deu na tarde do dia 11 de fevereiro e certamente marcou com orgulho todos da turma EFOMM 2016-2018 que conseguiram chegar até aqui. Devido as presentes condições climáticas na cidade de Belém, o local da cerimônia foi o ginásio do CIABA, ambiente que fez ecoar ainda mais o grito de comemoração dos homenageados e realçou claramente o “peso” das platinas colocadas nos ombros por seus padrinhos e madrinhas, alunos do 2° e 3° ano da EFOMM e convidados.
A solenidade contou com a presença do corpo de alunos, dividido em suas 4 respectivas companhias; do Imediato do corpo de alunos, Capitão-Tenente Anderson; do Comandante do corpo de alunos, Capitão-de-Corveta Arthur; do Imediato do CIABA, Capitão-de-Fragata Castro e Souza ; e do Comandante do CIABA, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fábio da Silva Andrade, que realizou o tradicional discurso de incentivo aos novos homens do mar que iniciam sua jornada pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
Imagino que cada um de vocês tragam consigo uma história de vida, com suas dificuldadese seus sonhos. Agora formam um grupo coeso, a turma do 1° ano EFOMM 2016 devidamente adaptada à rotina do CIABA e à vida militar, estando cientes de vossas obrigações e responsabilidades. Aqui, cultivamos valores imprescindíveis ao Oficial da Marinha, como: lealdade, coragem, ordem, iniciativa, abnegação e cooperação.
A platina é uma insígnia oficial atribuida à farda e identifica a graduação do militar, possuindo um “urubu” para os alunos do 1° ano, dois “urubus” e uma estrela/propulsor respectivamente do curso de Náutica/Máquinas para os alunos do 2° ano e três “urubus” e uma estrela/propulsor para os alunos do 3° ano. A platina do praticante, aluno que se forma na escola, é constituída de somente uma estrela/propulsor. É tradição também o hábito dos padrinhos escreverem para seus afilhados uma pequena dedicatória na própria platina, como abaixo, na platina da Aluna B1115 Ananda pelo seu padrinho de platina Aluno N3003 Ayrton.
Tenham sempre como força motriz para vencer os desafios que enfrentarão ao longo desses três anos a lembrança do rosto orgulhoso dos vossos pais. Sendo essa a profissão por vocês escolhida, mantenham incessante a busca pelo aprimoramento e pelo crescimento profissional, acadêmico e intelectual.
Foto representativa ainda com a platina do extinto 4° ano da EFOMM.
Na ocasião, o Comandante do CIABA, Capitão-de-Mar-e-Guerra Fábio da Silva Andrade, o Imediato do CIABA e o Comandante do Corpo de Alunos (Comca), respectivamente, foram convidados a realizar a entrega das platinas aos alunos mais antigos do 1° ano: B1001 Caio Lira, B1002 Breno Nascimento e B1003 Amanda Fazzi. Após isso, os padrinhos e madrinhas, escolhidos devido a todo apoio e ajuda oferecida nessa caminhada dos alunos, entregaram e confraternizaram com seus afilhados. Após a cerimônia oficial se dirigiram ao prédio da Sociedade Acadêmica Viking (SAVI), para um coquetel de comemoração financiado pela Comissão de Formatura (ComFor) do 3° ano, turma Chrysaor.
Aluno B1001 Caio Lira recebendo suas platinas pelas mãos do Comandante do CIABA,
Capitão-de-Mar-e-Guerra Fábio da Silva Andrade
Aluno B1002 Breno Nascimento recebendo suas platinas pelas mãos do Imediato do CIABA,
Capitão-de-Fragata Castro e Souza
Aluna B1003 Amanda Fazzi recebendo suas platinas pelas mãos do Comandante do corpo de alunos,
Capitão-de-Corveta Arthur
O significado desse evento militar para os alunos é parabenizar a todos pelo esforço demandado nesse início e valorizar o seu ingresso na Marinha, nutrindo no interior de cada um deles a vontade constante de sempre buscar construir uma brilhante carreira profissional e semear todos os dias melhorias efetivas que mais tarde serão os frutos de uma vida notável de sucesso. Bons ventos!
Fotografia: Veterano Teixeira, Veterano Fagundes e Segundanista Tainah Matias.
Colaboração: Professor Rommel.