Cerimônia de Juramento à Bandeira 2019 – Turma Drakkar!

A manhã desta sexta-feira, 10 de maio de 2019, certamente ficará marcada na memória dos alunos do primeiro ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM. Com seus 120 alunos, a Turma Drakkar realizou o Juramento à Bandeira Nacional. A cerimônia ocorreu no campo de esportes do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar – CIABA. Presidiu o evento o Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, sendo acompanhado pelo Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha e pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, e por outras autoridades civis e militares. Completando o dispositivo da cerimônia, formou o Grupamento Escolar, composto por alunos dos segundo e terceiro anos. Também vale ressaltar a presença da aeronave UH-15 “Super Cougar”, helicóptero de emprego geral da Marinha, recentemente incorporado ao Primeiro Esquadrão de Emprego Geral do Norte, sediado em Belém.

Cerimônia

É a solenidade na qual o militar se compromete, perante o Estandarte Nacional, a ter lealdade e compromisso com a Pátria. É uma característica de todo militar, após ingressar nas Forças Armadas, prestar esse compromisso de honra, em que afirma a sua aceitação, de forma consciente e voluntária, às obrigações e aos deveres atinentes a sua profissão, manifestando sua livre disposição de bem cumpri-los, entoando os seguintes dizeres:

Alunos do primeiro ano no momento do juramento.

 

“Incorporando-me à Marinha do Brasil, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas, e com bondade os subordinados, e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja Honra, Integridade, e Instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida. ”

 

 

 

Esta formalidade marca a vida dos alunos, pois simboliza a concretização da luta pessoal que cada um travou rumo ao sonho de se tornar um Mercante. Os dizeres do compromisso, extremamente profundos em sua expressão de sentimento pátrio, alcançam a plenitude da compreensão clara e precisa de devoção absoluta às essenciais manifestações do valor militar, inspirando-se sempre na rosa das virtudes.

 

 

No decorrer do evento, o Grupamento escolar marchou até o campo, onde foi posicionado para aguardar a chegada das autoridades. Posteriormente, o Diretor Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, passou em revista à tropa, liderada pelo Capitão de Corveta Ramos, Comandante do Corpo de Alunos.  Então, posteriormente, deu-se início à cerimônia.

Revista à tropa

Após as leituras iniciais, foi anunciada a entrada dos primeiranistas, momento que foi marcado pela emoção de seus familiares e amigos ao verem ao longe, num andar cadenciado, os alunos marchando e cantando fortemente a canção “Viva à Marinha”. Após o canto do Hino Nacional, o Comandante-Aluno conduziu a Bandeira Nacional para que assumisse seu lugar no dispositivo e os alunos do primeiro ano proferissem, com seu braço direito erguido ao Símbolo Nacional, as palavras do juramento. Os primeiranistas desfilaram, um por um, em continência à Bandeira do Brasil e, depois, retornaram a formatura.

 

Em seguida, o Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Batista Santos, exortou os recém-incorporados. Saudando-os, disse ser aquele um dia especial, pois as singelas palavras proferidas por eles demonstravam um sentimento verdadeiro de honra. Finalizou seu discurso com lema do Centro de Instrução, “CIABA, educar e navegar!”. E, após o Diretor Geral de Navegação proferir sua palavras, a cerimônia teve seu desfecho com o desfile em continência do Grupamento Escolar e da turma do primeiro ano.

Desfile em continência.

Com isso, um sentimento de vitória e emoção tomou conta de todos após o término do evento e a saudade, que por muito tempo foi sentida, enfim foi saciada, enquanto abraços apertados e saudosos eram distribuídos por seus familiares e amigos no pátio da EFOMM. O clima conspirou a favor do evento e o choro tornou-se quase impossível de controlar, principalmente após o tão esperado “fora de forma” para o primeiro ano.

O Jornal Canal 16 parabeniza a todo o Corpo de Alunos pela brilhante cerimônia, pela missão cumprida! Parabéns a todos os alunos do primeiro ano, agora oficialmente incorporados à Marinha do Brasil!

Jornal Canal 16 – Navegando com você!

TEXTO – Al. Matias

 

REVISÃO – Al. Leonardo Amaral

 

FOTOS – Al. Formigosa

 

 

Você pode gostar...