Cerimônia de Entrega das Platinas

Às 11h00 de uma manhã radiante em Belém-PA, no dia 26 de janeiro de 2021, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) a Cerimônia de Troca de Platinas do Corpo de Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O evento foi realizado no Pátio da EFOMM, iniciada com a recepção ao Comandante do Centro de Instrução, o Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Junior. Logo após, todos os presentes cantaram o hino nacional pela honra de nossa pátria. Os alunos do 3º ano receberam suas novas platinas e, logo em seguida, os alunos do 2º ano, tiveram suas platinas substituídas pelo Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), pelo Imediato do Corpo de Alunos (ImCA) e pelos Comandantes de Companhias (ComCia).

Após as entregas das platinas, os alunos do 3º ano que tiveram o mérito de terem conquistado a posição de Oficial Aluno, tiveram seus distintivos entregues pelos respectivos oficiais de suas companhias, enquanto o Imediato-Aluno e a Comandante-Aluna (ComAl) tiveram seus distintivos entregue pelo Imediato do e pelo Comandante deste Centro, respectivamente. Enfatizamos que em toda a história da Instituição apenas duas vezes uma mulher ocupou a função de comandar o corpo de alunos, sendo Beatriz Oliveira a segunda aluna a assumir o honrado posto, consagrando o corpo feminino, uma honra para a própria escola. Após as emocionantes palavras do Sr. Comandante e o cerimonial de despedida, esta marcante cerimônia encerrou-se com o fora de forma comandado pela Comandante-Aluna.

Oficiais Alunos recebendo os distintivos.

Quando perguntada se sempre teve o sonho de ser Comandante-Aluna, respondeu: “No meu primeiro ano alimentei o sonho de ser “01” sim, mas no segundo ano, com a situação da pandemia e ensino à distância, foi muito difícil de estudar. Tivemos que nos dedicar e até ser autodidatas, então foquei em fazer o que tinha que ser feito e acabou dando certo!”.

E continuou: “Eu me sinto muito honrada pela representatividade para o corpo feminino. Somos minoria na escola e estar no posto de Comandante-Aluna faz com que eu sirva de exemplo para as outras alunas do CIABA acreditarem que são capazes também.”

Comandante-Aluna Beatriz Oliveira recebendo as Platinas do terceiro ano.

Essa cerimônia é de suma importância para os alunos da EFOMM, pois representa um novo ciclo dentro da Escola. Além disso, enfatiza a vitória conquistada por cada um dos alunos e enaltece o sentimento de prosperidade. Parafraseando as palavras do Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Junior, o curso da EFOMM é como uma navegação de cabotagem, contendo missões diferentes em cada ano escolar: o 1º ano inicia a manobra de suspender do navio; o 2º ano realiza a navegação até o porto de destino e o 3º ano atraca o navio em segurança.

Dito isso, o Jornal Canal 16 deseja a todos os alunos sucesso na sua navegação, que os mares sejam tranquilos e os ventos favoráveis!

Jornal Canal 16, navegando com você!

TEXTO – AL. SANFORD

REVISÃO – AL. DÓRIA

FOTO – AL. DANILO

 

 

Você pode gostar...