Cerimônia Militar de Formatura
CÃES DE MAR E GUERRA
Em clima de vibração, após três anos de convivência com aprendizado constante e intenso em diferentes aspectos, humanos e profissionais, a turma EFOMM 2012-2014, Cães de Mar e Guerra, finalizou mais uma etapa do processo de formação, no dia 05 de dezembro de 2014, com Cerimônia Militar que apresentou diferentes hinos, surpreendendo a todos, pelo entusiasmo demonstrado pelos concluintes.
Compareceram à Cerimônia diversas autoridades, recepcionadas pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Júlio Cesar de Andrade Rocha, Comandante do CIABA, dentre as quais, Vice-Almirante Edlander Santos, Comandante do 4º Distrito Naval; General-de-Divisão Humberto Francisco Madeira Mascarenhas, Comandante da 8º Região Militar; General-de-Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, Comandante Militar do Norte; Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, Diretor de Portos e Costas.
Os Cães de Mar e Guerra, envolvidos por um sentimento de saudosismo da despedida e movidos pela garra que lhes é peculiar, formaram uma âncora, com ânimos elevados e muita emoção, assim a turma reconhecida pela “vibração”, registra sua marca com entusiasmo e alegria, marchando e cantando o Hino da Escola de Marinha Mercante:
“Ser teu aluno é nobre e relevante é ter alma/ é vibrar de emoção(…)”
Na ocasião, foi feita homenagem especial ao aluno Paulo Souza, que teve o sonho interrompido de forma brusca nessa caminhada, ao falecer em 23 de março de 2014, sem que houvesse tempo de despedidas. Amigo que transmitia força e energia continuará fazendo parte do coração daqueles que conviveram e usufruíram da sua alegria. O ‘campanha’ que cumprido sua missão de coragem e determinação junto à turma Cães de Mar e Guerra, deixou sua marca registrada e uma lacuna jamais preenchida, como pessoa de sorriso largo e astral elevado e assim será lembrada para sempre.
Assim, além do lugar vago dedicado ao aluno Paulo Souza na Formatura; a embarcação modelo Trimarã, intitulada com o nome do amigo ausente, projeto e execução da monografia dos alunos da turma, Al. Borges, Al. Dênis e Al. Collyer; compôs parte do cenário, estacionada ao lado do mastro da bandeira.
Na solenidade de Conclusão do Curso, o ilustríssimo Comandante do Centro, Capitão-de-Mar-e-Guerra Júlio Cesar, ressaltou o sentimento de orgulho que são tomados os superiores, os professores, os instrutores e os colegas nesse momento, ao verem os formandos alcançarem esse importante estágio de suas vidas. Mencionou também como os pais, parentes e amigos refletiam alegria de terem contribuído com esforço e dedicação na trajetória; e esperavam orgulhosos os sorrisos dos novos praticantes ao tornar realidade um sonho inicial.
“ Um sonho que se torna realidade”
Durante a cerimônia houve a premiação dos alunos que obtiveram as maiores notas finais de classificação nas disciplinas que compõem o currículo pleno de seus respectivos cursos, oferecidos pela Diretoria de Portos e Costas – DPC:
1º Colocado Geral do Curso de Formação de Oficiais: Aluno de Máquinas – WILLIAM BRUNO DE OLIVEIRA SANTIAGO
2º Colocado Geral do Curso de Formação de Oficiais: Aluno de Náutica – VITOR EMANOEL DOS SANTOS BORGES
Os familiares, padrinhos e amigos dos formandos que prestigiaram a cerimônia se emocionaram ao trocar as platinas dos concluintes da turma Cães de Mar e Guerra e comemoraram juntos, entre abraços, risos e lágrimas de felicidade. Dessa forma, os alunos do 3º ano são declarados Praticantes-Alunos da Marinha Mercante e Guardas-Marinha da Reserva da Marinha do Brasil (RM2).
Em seguida, a Companhia de Honra, composta pelos alunos do primeiro e do segundo ano da EFOMM-CIABA, desfilou cantando o Hino da Marinha Mercante, que fala sobre a importância da missão que a mercante cumpre com audácia e ventura nas grandes águas. Finalizando a Cerimônia, o público vivenciou mais um momento especial, com canto vibrante dos Cães de Mar e Guerra:
“Adeus, minha Escola querida! Adeus… Eu vou partir, eu vou partir…!”
Após o fora de forma do Comandante Aluno William, todos os presentes foram convidados para um congraçamento na Sociedade Acadêmica Viking – SAVI, onde os praticantes puderam se confraternizar.
A Equipe do Jornal Canal 16 agradece a todos da turma Cães de Mar e Guerra, especialmente a direção da SAVI do ano de 2014, pelo legado deixado à Escola. Além disso, parabeniza-os pela formatura e deseja SUCESSO, para que os praticantes singrem no mar imenso e fascinante que está à espera desses novos MERCANTES!
Bons Ventos, Cães de Mar e Guerra!
Al. Larissa Moura
Fotos: Al. Larissa Moura; Prof. 1ON Rommel Gomes; MN Maria; CB Nathália