Dia 13 – Adaptação 2023
Manhã
No décimo terceiro dia de adaptação, os candidatos tiveram a alvorada um pouco mais cedo para que pudessem se preparar para o segundo embarque no Navio Auxiliar Pará. Dessa vez, eles puderam presenciar um procedimento muito importante para sua futura profissão: A desatracação do navio no porto no horário de saída, e a atracação no horário de retorno. Tanto para aqueles que desejam se tornar nautas, quanto para aqueles que querem ser maquinistas, esse é um momento de total atenção e muito aprendizado, em que cada membro da tripulação está envolvido e disposto a ensinar algo novo.
Pela manhã, ocorreram algumas instruções de segurança e salvatagem, e apresentações de alguns dos procedimentos mais importantes no combate ao incêndio a bordo de um navio. Os candidatos ficaram livre para tirar suas dúvidas e tiveram contato direto com a tripulação para entender melhor o que acontece em seu cotidiano.
Tarde
A experiência de um dia embarcado no Navio Auxiliar Pará é muito enriquecedora, baseada no zelo do Comandante do Navio, que programou um cronograma para os visitantes, o que viabilizou uma visitação produtiva em um navio que chega até mesmo a servir de base hospitalar em algumas missões e é de extrema importância para a população regional. Foi uma grande oportunidade para que os adaptandos pudessem conhecer duas das mais importantes partes de um navio, o passadiço, onde ocorre o controle direto do navio, e a praça de máquinas, onde se inicia toda força e funcionamento do navio. Os dois maiores responsáveis pelas duas áreas, o Comandante e o Chefe de Máquinas, estavam presentes nos dois locais para tirar todas as dúvidas possíveis com a devida segurança.
Entre a manhã e a tarde, os grupos se alternaram sobre qual local iriam conhecer. Além disso, eles ainda foram apresentados a instrumentos importantes como as cartas náuticas, tanto a convencional quanto a eletrônica, e os radares do navio, instrumentos importantes para uma navegação segura. O desembarque ocorreu no fim da tarde, e os candidatos retornaram para o CIABA, onde trocaram de roupa para um treinamento de Ordem Unida entoando hinos da Marinha do Brasil até a hora do jantar
Noite
Durante a noite, os alunos tiveram um momento do estudo obrigatório em sala de aula, onde passaram por uma avaliação escrita sobre os dias de adaptação e os conhecimentos que adquiriram nas últimas semanas. Logo após, foram encaminhados ao pátio para a apresentação de mais um dos valores da Rosa das Virtudes. O aluno do segundo ano do curso de formação falou sobre a importância do Espírito Militar no dia a dia de uma Escola de Formação, e encerrou a noite do décimo terceiro dia de adaptação.
Para exibir as fotos em tela cheia acesse este link!