Dia 10 – Adaptação 2018

“Ai, ai mamãe! O que eu fazendo aqui? A minha vida lá em casa era comer, beber, dormir!” – Canção Militar

Com esse espírito de superação, os candidatos atingiram seu décimo dia na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante! O período de adaptação, chegando pela sua metade, permite notar a partir de todas as experiências que já foram adquiridas até aqui, o crescimento de cada candidato, tais como: a força, a persistência e a fé de que tudo que foi sonhado por cada um, se tornará realidade. Pois, em breve, eles se tornarão alunos desta instituição.

Manhã

Alunos formados de TFM, na alameda, logo após o café da manhã.

O sol ainda estava nascendo para um novo dia (o décimo de adaptação) e, os candidatos, às 06h00, já estavam formados para a primeira inspeção diária de uniforme, alojamentos e apresentação pessoal (barba e coque) realizada, diariamente, no horário da alvorada. Após todos serem inspecionados, foram direcionados ao rancho para que o café da manhã fosse servido, às 06h30, e contou com, o clássico, CLPM (Café, Leite, Pão, Margarina). Após o término do café da manhã, começaram os exercícios físicos. Logo depois de terem concluído a primeira atividade da manhã, os candidatos treinaram ordem unida até a hora do almoço.

O almoço do dia foi servido às 11h40. O cardápio foi churrasco misto, arroz, feijão, vinagrete, farofa e suco. Após a alimentação, os candidatos foram encaminhados ao alojamento para fazerem suas higienes pessoais.

Tarde

Instruídos para estarem formados às 13h10, os candidatos foram encaminhados

Palestra do Veterano Adaptador Nazareno.

ao auditório para o ciclo de palestras diárias. Já acomodados, o Veterano Adaptador Nazareno deu início à primeira palestra esclarecendo sobre os serviços que deverão ser cumpridos pelos alunos da EFOMM. Após este aprendizado, foi a vez do senhor Tenente Stavis apresentar sua palestra sobre a carreira de um Oficial da Marinha Mercante. Terminada a última palestra do dia, o rancho já estava preparado para o jantar, que foi servido às 17h30, e contou com macarrão à parisiense, suco e fruta. Após o jantar, os candidatos foram encaminhados ao alojamento para fazerem higiene bucal e pegarem os materiais de estudo.

Noite

Às 19h10, todos foram formados para o estudo obrigatório no qual tratou de comentários e esclarecimentos de dúvidas referentes às palestras ocorridas no período da tarde. Após o estudo, às 20h50, foram conduzidos até o rancho para realizarem a ceia, última refeição, que contou de uma deliciosa pizza e suco. Após se alimentarem, foram dirigidos para o pátio a fim de receberem instruções sobre o serviço que, a propósito, começou nesta noite, com o primeiro horário sendo das 23h00 às 01h20, segundo horário de 01h20 às 03h40, e o terceiro horário durando de 03h40 até as 06h00. Após todas as instruções serem transmitidas, os jovens foram liberados para recompor as energias e se prepararem para mais um dia de muita luta.

“A dor é passageira, mas a glória é eterna…” – Pearl Harbor

Desejamos muita força aos candidatos e que os familiares estejam sempre conosco acompanhando o dia-a-dia da Adaptação 2018.

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

TEXTO – Al. Santos

REVISÃO E FOTOS – Al. Alves

 

 

Al. Santos

Paraense, 22 anos. Oficial-Aluno Veterano Adaptador da EFOMM, aluno do curso de Máquinas. Vice-diretor do Jornal Canal 16. Monitor da equipe de natação e Vice-diretor do grêmio de dança. Primeira experiência como escritor e faz da Marinha Mercante o seu norte para as realizações pessoais.

Você pode gostar...