Dia 08 – Adaptação 2018
Bom dia, senhores! O dia 08 chegou cheio de desafios para os candidatos e dando início a essa segunda semana de adaptação, que é, sem dúvidas, mais cansativa, por conta do início das atividades físicas. Confira as novidades!
Manhã
Nesta segunda feira, voltando à rotina normal, o relógio marcava 6h00 quando os candidatos já estavam formados em seus respectivos pelotões. Após inspeções de uniforme e alojamento, foram encaminhados para as salas de aula, a fim de que tivessem o estudo obrigatório. O estudo desta segunda-feira tratou da apresentação dos nomes das autoridades relacionadas ao CIABA e à Marinha, e também sobre a disciplina exigida de um aluno da EFOMM. Após o estudo, ainda em jejum, os candidatos foram conduzidos à enfermaria, por pelotão, para realizarem o exame sanguíneo. Feito o exame, todos puderam deliciar-se com um bom café da manhã servido de CLPM (café, leite, pão e manteiga) e ovo cozido. Logo após a primeira refeição do dia, todos retornaram para mais estudo, que se estendeu até o almoço.
Hoje, ainda pela parte da manhã, iniciou-se a visita ao AVIN (Aviso de Instrução). O AVIN é uma embarcação que é disponibilizada aos alunos do CIABA, onde eles colocam os seus conhecimentos em prática, através de aulas dinâmicas. As visitas, para os candidatos, seguem por ordem de classificação geral, contando sempre com a presença de dois adaptadores do terceiro ano, um do curso de máquinas e outro de náutica, além de um Guarda-Marinha. O CIABA acredita que é importante promover o contato direto dos candidatos com o ambiente de trabalho da profissão que eles desejam exercer.
Tarde
Para fortalecer os candidatos, o rancho serviu: carne de porco ao molho, arroz, farofa, feijão, suco e fruta.
Depois de executarem a higiene pessoal, os jovens foram formados, às 13h00, com uniforme TFM (Treinamento Físico Militar), e foram direcionados ao Ginásio Engº Fernando Guilhon, a fim de realizarem o CIRCAD (Circuito de Avaliação Diagnóstica). O CIRCAD consiste na execução de variados exercícios, com o intuito de testar as condições físicas dos candidatos. A tarde foi reservada para essa atividade, que durou até às 17h30, em seguida os candidatos tiveram um breve descanso, tomaram banho e novamente foram formados para o jantar, servido de risoto de frango, suco e fruta.
Noite
Pela noite, após o jantar, os jovens foram conduzidos aos alojamentos para apanharem seus matérias de estudo (manual do aluno, caderno, caneta e lápis) e serem encaminhados para mais uma etapa do estudo obrigatório, onde os Adaptadores ensinaram sobre Hinos e Toques de Corneta. Ao fim do estudo, o rancho já estava aberto para servir a última refeição e, assim, os candidatos puderam realizar a ceia, servidos de um delicioso pão de queijo. Às 21h15, chega ao fim mais um dia de rotina e os candidatos foram liberados para descansarem em seus alojamentos. Muitas experiências novas ainda estão por vir. Aguardem!
obs: Até o momento atual, oitavo dia da Adaptação 2018, o sino das desistências soou 5 vezes.
Para saber mais informações sobre os próximos dias da Adaptação 2018, continue
acompanhando o Jornal Canal 16 e conte com matérias diárias.
Jornal Canal 16 – Navegando com você.