Dia 03 – Adaptação 2019
MANHÃ
Sob o céu aberto, raiou o terceiro dia de Adaptação no CIABA, e, com ele, mais um leque de desafios e oportunidades surgiriam no decorrer do dia para os candidatos. A alvorada, prezada pela rotina, tocou às 06h00, e 06h20 os candidatos já se encontravam em formatura prontos para a inspeção pessoal e de alojamento. Em seguida os candidatos foram conduzidos para o café-da-manhã, que contou com CLPM (café, leite, pão, manteiga) e presunto. Terminada a primeira refeição do dia, eles foram liberados às 07h00 para fazer a higiene bucal.
Ao retornar, às 07h10 foram então conduzidos ao auditório para assistir a palestra sobre “A Rotina do Aluno e da EFOMM”, ministrada pelo Adaptador Dias (Aluno do 3° ano de Náutica). Terminada a palestra, os candidatos foram dirigidos para o estudo obrigatório, onde iniciaram o estudo dos hinos – conhecimento essencial para os alunos da EFOMM, o qual é utilizado sobretudo nas cerimônias realizadas no CIABA.
Novamente prontos e em formatura, agora para o almoço, os candidatos foram conduzidos ao rancho às 11h50 para o almoço, servido de arroz, feijão, lombinho ao molho, farofa e suco.
TARDE
No período da tarde, após o almoço, os candidatos fizeram a higiene bucal e às 13h00 todos foram encaminhados para instrução em sala de aula, dando continuidade ao ensino dos hinos. Às 15h30 deu-se início ao treinamento de Ordem Unida, que é a formação habitual de marcha, de parada ou de reunião dos componentes de uma tropa. Esse momento se perpetua por toda a adaptação pois é de extrema importância para a rotina dos alunos da EFOMM, uma vez que o conhecimento de Ordem Unida é aplicado diariamente nas atividades da escola.
NOITE
No entardecer do dia e novamente em formatura, mas dessa vez para a janta, às 18h20 os candidatos foram dirigidos para o rancho, contando com a refeição servida de hambúrguer e ovos cozidos, arroz, sopa de legumes e suco. Após a janta e realizada a higiene bucal, os candidatos foram conduzidos para o estudo obrigatório, onde tiveram a oportunidade de entender melhor e tirar suas dúvidas acerca dos adestramentos realizados ao longo do dia.
Quase chegando ao fim do terceiro dia de adaptação, às 20h50 os candidatos foram novamente conduzidos ao rancho para a última refeição do dia (a ceia), que contou com pão de queijo e suco de maracujá. Concluída a ceia, os candidatos formaram no pátio para receber avisos gerais sobre a adaptação, além disso, eles praticaram juntos o canto do Hino Nacional – ensinado no período da manhã durante o estudo obrigatório.
Às 22h00 os candidatos foram liberados para descansar em seus respectivos alojamentos, concluindo um dia repleto de aprendizados e conquistando mais um dia de vitória nessa etapa do processo seletivo. Dessa forma, os candidatos seguem se aproximando do tão sonhado dia em que, vencendo o período de adaptação, se tornarão alunos da EFOMM.
OBS: Não houve nenhuma baixa no dia de hoje e o último candidato chamado foi o 131°.
O Jornal Canal 16 tem o prazer de manter você informado e, se tiver qualquer dúvida, basta nos contatar em qualquer uma das nossas redes sociais, seja no Instagram, Facebook ou aqui mesmo, na página do Jornal!
Jornal Canal 16 – Navegando com você!