Dia 01 – Adaptação 2019

Para muitos foi apenas mais um dia 7 de janeiro, mas para os aprovados na 4ª etapa do Processo Seletivo EFOMM 2019 foi muito além disso, era a certeza de uma grande conquista que foi construída através de pequenas vitórias. Gostaria de parabenizar não só os aprovados, mas também aos familiares que estiveram presente e batalharam junto, em cada guerra dos nossos futuros navegantes. Além disso, os meus mais sinceros “acalma-te, tua hora também vai chegar” àqueles que chegaram até a 1ª,  2ª ou 3ª etapa, vale ressaltar a importância de vocês não desistirem dos seus sonhos, se não deu uma vez continue tentando até conseguir.

“Porque quem persiste sempre alcança.”

O processo da adaptação é fundamental para a jornada dos alunos dentro do CIABA, pois é neste período que eles aprendem as diferenças da vida civil para a militar. Começaram a viver um sonho longe de casa e de todos que amam, terão que enfrentar seus próprios obstáculos e compreender a importância de vencer a si mesmo. Além de aprender o real sentido da palavra companheirismo, convivendo com pessoas de estados e países diferentes em um dos momentos mais especiais e árduos de suas vidas.

 

MANHÃ

Despedida dos candidatos com seus familiares. Foto: Al. Formigosa

Com o clima chuvoso, os candidatos que chegaram no domingo formaram as 06h00 para o famoso café da manhã CLPM (café, leite, pão e margarina), em seguida se deslocaram ao auditório para assistirem a palestra: A importância da formação militar na Marinha Mercante, apresentada pelo Sr. Túlio Cei (Engenheiro Civil – Pai de um ex-aluno do CIABA) juntamente aos candidatos que chegaram na manhã da segunda-feira (8) com seus familiares. As boas-vindas foi concedida pelo Comandante do CIABA, Capitão de Mar e Guerra Baptista Santos e pelo Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), Capitão de Corveta Ramos. Logo após o término da palestra, foi oferecido um coquetel no hall do auditório para todos ali presentes e em seguida foi o doloroso momento de se despedir dos pais para enfim começarem suas jornadas.

 

TARDE

Almoço no rancho dos alunos. Foto: Al. Formigosa

Os candidatos formaram no Pátio da EFOMM já em suas respectivas Turmas e se deslocaram paro o Rancho (local onde é realizado as refeições), o almoço foi um delicioso frango empanado acompanhado de arroz, feijão e purê de batata. Posteriormente, se deslocaram novamente ao auditório para realizarem o preenchimento do formulário do CIRCAD (Circuito de Avaliação Diagnóstica), onde assim permaneceram até às 17h00. Logo depois, os candidatos seguiram para os seus respectivos camarotes e passaram pela inspeção de mala feita por seus adaptadores.

 

Cerimônia de troca de platinas dos Adaptadores-Alunos

Cerimônia de Troca das Platinas. Foto: Al. Formigosa

Às 15h00 os adaptadores se reuniram no Pátio da EFOMM para a cerimônia de Troca de Platina dos Adaptadores.

 

NOITE

Turma Charlie em formatura. Foto: Al. Formigosa

Às 18h00 os candidatos formaram no Pátio para a formatura da janta. Logo após a janta, os candidatos se dirigiram ao pátio para terminarem as inspeções de malas e receber suas roupas de cama. Às 20h50 os candidatos foram deslocados para a ceia que foi biscoito com suco e em seguida retornaram para o pagamento de roupas de cama.  Às 22h00 os candidatos tiveram o seu primeiro dia de adaptação encerrado, mas com certeza de muitos aprendizados.

 

 

 

OBS: No primeiro dia faltaram 13 candidatos, que juntamente com as 2 baixas deram a oportunidade para novos 15 candidatos. Os próximos a serem convocados por meio de ligação oficial realizada pela coordenação do CIABA, serão notificados em breve.

Caso os pais tenham alguma dúvida sobre o processo de adaptação ou rotina na qual o seu filho esteja, o Senhor ComCA permitiu que fosse disponibilizados seus contatos para a solução de dúvidas.

Capitão de Corveta Ramos.

Celular: (91) 3216-7010

Email: rodrigo.ramos@marinha.mil.br

 

Fique por dentro de tudo que está acontecendo na Adaptação 2019, através das nossas postagens diárias aqui no jornal, além das nossas redes socias Facebook e Instagram. A nossa equipe pretende tirar dúvidas recorrentes a este processo, então participem e não deixe de comentar. Como ponta pé neste convívio de dúvidas e emoções, fica no ar esta pergunta: Como está sendo para vocês pais este momento ímpar em suas vidas, ao verem seus filhos caminhando rumo a Marinha Mercante?

 

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

 

TEXTO – Al. Rayane Ferreira

REVISÃO – Al. Santos

FOTOS – Al. Formigosa

Você pode gostar...