Adaptação 2016 – Dia 14
Chega o Domingo e junto com ele o início da última semana do período de adaptação e, com o encerramento desta etapa cada vez mais próximo, é possível notar o entusiasmo dos candidatos que logo deixarão de ser assim intitulados para que se tornem os mais novos alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
A alvorada deste 14º dia de adaptação foi às 07h00min, o que é comum no que toca a rotina de Domingo. Assim, ao despertarem e se apresentarem no pátio da escola, os candidatos passaram pela inspeção de rotina feita pelos adaptadores, onde se analisa a apresentação pessoal do candidato, apresentação esta que deverá estar sempre em conformidade com os padrões de exigência da EFOMM e que será cobrada diariamente durante a rotina como alunos.
Ao término da inspeção, os candidatos foram direcionados ao rancho dos alunos para realizarem a sua primeira refeição do dia. No café da manhã, foi servido CLPM + biscoito. Após o café da manhã, os candidatos foram encaminhados ao auditório para assistirem ao filme “Kingsman”.
Após este momento no auditório, os candidatos foram novamente ao rancho dos alunos para o almoço (arroz, farofa, feijão, carne assada de panela + suco de caju). Encerrada a refeição, os candidatos puderam ir aos seus camarotes para realizarem a sua higiene pessoal.
Ás 12h50min os candidatos retornaram ao auditório para apreciarem a palestra ministrada pelos Veteranos Adaptadores Alex Silva e Rebeca Lucena, tal palestra teve o objetivo de demonstrar aos candidatos as características e as funções específicas dos Oficiais de Máquinas e de Náutica. É de suma importância que os candidatos tenham conhecimento sobre a rotina e a função de cada um dos oficiais, uma vez que ainda no 1º ano como alunos deverão escolher qual dos caminhos gostariam de seguir: máquinas ou náutica.
Encerrada a palestra, os candidatos permaneceram no auditório para assistirem a continuação do filme “Kingsman”. Com o término do filme, os candidatos foram direcionados ao rancho para o jantar (macarrão, carne de hambúrguer e sopa de feijão + suco de acerola).
Após o jantar, os candidatos formaram em seus respectivos pelotões para o estudo obrigatório, momento no qual foram repassados os hinos que os candidatos deverão ter conhecimento como alunos da EFOMM. Além dos hinos, como já havia sido iniciado anteriormente, foi novamente repassado aos candidatos os movimentos referentes aos toques de corneta. Vale ressaltar, que todos esses ensinamentos são de suma importância para a trajetória e rotina dos candidatos quando alunos e consequentemente, militares.
Encerrado o estudo obrigatório, os candidatos foram novamente ao rancho dos alunos para a ceia (biscoito + suco de caju) e após a ceia foram liberados para seus alojamentos para um merecido descanso.
A Equipe do Canal 16 agradece o acesso e a participação dos familiares e renova o seu compromisso em mantê-los informados com a rotina dos candidatos até o último dia do período de adaptação.