Adaptação 2016 – Dia 11

Na manhã do dia 21, os candidatos estiveram de pé logo cedo, onde foram realizadas as primeiras inspeções rotineiras em que é analisada a apresentação pessoal do candidato, como barba nos homens e coque nas mulheres, além de calça e camisa em alinho (bainha da calça e camisa passada), tais requisitos serão cobrados diariamente dos candidatos na rotina como alunos da EFOMM. Concluídas as inspeções, os candidatos seguiram até o rancho dos alunos onde tomaram café (CLPM + ovo cozido).

Após o café, os candidatos foram liberados para realizarem sua higiene pessoal e trocar de roupa, tirando o feraform (calça jeans, cinto preto, camisa branca, boné branco e sapato branco) e colocando o uniforme de TFM( treinamento físico militar). Após trocarem de roupa, todos se dirigiram para o ginásio, onde com extremo entusiasmo, tiveram uma aula de aeróbica, a qual serviu não apenas para alongá-los para a prática de atividades físicas, mas também para aliviar a tensão do período de adaptação.

Seguindo o cotidiano da prática de TFM, os pelotões foram divididos em práticas esportivas na piscina e corrida ao redor do centro, melhorando seu condicionamento físico e já começando uma preparação para os testes físicos que serão submetidos ao final de cada semestre letivo.

Após o TFM, os candidatos tiveram aulas de ordem unida ministradas pelos adaptadores, aula esta que perdurou até o horário do almoço, onde foi servido: arroz branco, feijão, farofa, frango ao molho de milho e suco de acerola.

Ao término do almoço, os candidatos foram direcionados ao auditório para assistir a uma palestra que irá ser de extrema de importância para a sua vida quando alunos, onde foram explicitados os costumes e as razões de hábitos do mundo naval, ou seja, as tradições navais. Esta palestra foi ministrada pelos Alunos Veteranos Fredson e Herrera.

No período da tarde, após a palestra, os candidatos passaram por uma simulação da parada diária que ocorre na rotina do aluno, onde são repassados os avisos do dia e realizada a inspeção nos fardamentos para verificar a apresentação pessoal de cada um. Seguindo o cronograma, após a parada, todos voltaram a ter aulas de ordem unida.

É comum as quintas-feiras, os alunos participarem do arriar da bandeira do Brasil (um costume em qualquer organização militar), portanto todos os futuros alunos, de forma organizada, seguiram para participar e aprender o cerimonial. Após a cerimônia, todos foram encaminhados para o rancho para o jantar (risoto de camarão, arroz branco, farofa, sopa, frango ao molho de milho e suco de caju).

Após o jantar, não houve estudo obrigatório e sim uma palestra ministrada pela Aluna Veterana Patrícia, onde foram explicados os serviços e facilidades para o aluno da EFOMM. Assim, a palestra teve o objetivo de demonstrar tudo que o centro pode oferecer de melhor para que os alunos possam viver bem nesses três anos de curso. Ao término da palestra, os candidatos foram direcionados ao rancho para a ceia (sonho + suco) e enfim, foram liberados para um merecido descanso.

Al. Lima – Texto

Você pode gostar...