Adaptação 2015 – 15º Dia
Dia 15
O dia 15 da Adaptação 2015 passou de forma rápida e cada vez mais estamos perto do seu fim. Logo na alvorada, os Candidatos realizaram o TFM (Treinamento Físico Militar) após um rápido desjejum com suco.
Na volta aos alojamentos os Candidatos trocaram de roupa e formaram com os pelotões para o café da manhã no rancho (CLPM e Bolacha).
Pela manhã, após realizarem a higiene pessoal, os Candidatos praticaram ordem unida com toques de corneta no Pátio da EFOMM em seus pelotões e depois formaram emassado.
No almoço, o cardápio foi frango primavera, arroz, feijão, suco e melão como sobremesa. Após a refeição os candidatos foram liberados para o camarote.
Durante a tarde, os futuros alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo Al. Vaz, do 3° ano, sobre Organograma Geral da Marinha e Regimento Interno. Após a palestra, cada pelotão passou o restante da tarde treinando movimentos de ordem unida.
Chegada a hora do jantar, os Candidatos se deslocaram para o rancho, onde o cardápio era escondidinho de frango, arroz e frango primavera, com maçã de sobremesa. Às 19:20, os pelotões se dirigiram para a sala de aula para participar do estudo obrigatório. Ao término do estudo, ocorreu a ceia, com pastel e suco. Após isso, os candidatos foram liberados para o descanso.
Mais um dia ou menos um dia na adaptação, não importa. Verdade é que estamos chegando ao final desse período tão decisivo na vida desses jovens. A cada dia que passa, todos eles só confirmam a vontade de seguir essa carreira, onde poucos são selecionados. A vibração diária faz o tempo passar mais rápido e a falta que a distância traz é amenizada quando há mais uma centena de jovens na mesma situação que a sua. Um ajuda o outro e assim surge uma turma. Aos pais, paciência: a demora na volta de seus filhos é necessária para a formação profissional e humana. Quanto mais esperada a volta, mais valiosa se torna: restam 4 dias.
Al. Bemerguy