Webinar – a semana de Ciências, Tecnologia e Informação (C,T&I) das EFOMM
Na evolução das eras, o marítimo, tradicional profissão que conecta os continentes, procurou incorporar tecnologias no aprimoramento do posicionamento da navegação, além de recursos adicionais para a boa condução do navio. Recordemos do secular problema da longitude, a qual, antes de inovações tecnológicas, como, por exemplo, o cronômetro e as tábuas logarítmicas, associadas à navegação astronômica, que eram fatores misteriosos de difícil determinação que custaram a vida de muitos navegadores. Por conta disso, inúmeros investimentos e pesquisas foram conduzidas a fim de incrementar os aspectos da navegação. Com o alcançar do século XXI, isto não seria diferente. O intenso desenvolvimento das ciências digitais tornou-se a principal pauta no leque de incrementos à profissão marítima.
Alguns sistemas, dentre inúmeros equipamentos de máquinas, de convés e de passadiço, como, por exemplo, AIS, ECDIS, GMDSS e ARPA, surgiram graças a estes avanços tecnológicos. Nesse contexto, a semana de Ciências, Tecnologia e Informação (C,T&I) das Escolas de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM) objetivou, mediante a realização de 2 (dois) dias de webinar, a divulgação de dois temas pertinentes na conjuntura marítima hodierna: e-Navigation e a criação de navios autônomos.
Decerto, uma das principais características da vida no mar está no intenso fluxo de informações proveniente de diversos aparelhos simultâneos, como os supracitados. Por tal razão, a formação do profissional mercante lhe impõe um caráter de resiliência mental e física para a absorção de informações, análise e na conseguinte tomada de decisões, cujo processo é contínuo e exaustivo. Tendo isso em vista, a Organização Marítima Internacional (IMO) propôs a formulação de um projeto de integração dos diversos sistemas de bordo: o e-Navigation (Enhanced Navigation, ou, em tradução literal, navegação aprimorada). Este sistema é definido como sendo a coleta, a integração, o intercâmbio, a apresentação e a análise harmonizada de informações náuticas, a bordo das embarcações e em terra, por meios eletrônicos.
No 1° dia de webinar efetivado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), os palestrantes trataram acerca nos temas a serem implementados no Ensino Profissional Marítimo, em adequação às novas capacitações técnicas exigidas ao marítimo por um sistema que, embora facilite o processamento dos dados de bordo, possui riscos inerentes consideráveis em virtude de sua complexidade. Portanto, a mudança no paradigma acadêmico das EFOMM é um futuro próximo.
A posteriori, a realidade tecnológica mencionada expande nossos horizontes, levando-nos também a ponderar acerca da automação de navios e o quão tangível é o progresso nesse aspecto da Marinha Mercante. No atual ponto, muitas tarefas a bordo possuem desde já uma parcela considerável de automação, assim como nas indústrias. Contudo, o e-Navigation traz um novo patamar no qual a autonomia da embarcação para o processamento de dados e execução de tarefas rotineiras, cuja uma parcela é realizada manualmente, vem a demandar aprimorados conhecimentos na área de ciências eletrônicas e digitais. Abordando essa questão, o 2° dia de webinar, o qual ocorreu no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nos trouxe um aprofundamento nas possíveis aplicações e inovações que hão de se firmar na estrutura dos navios, apresentadas e exemplificadas pelos palestrantes, assim como nas tripulações, cujas competências continuarão a serem imprescindíveis para o correto supervisionamento e condução destes sistemas.
Por fim, este período de divulgação digital das últimas perspectivas de progresso tecnológico no setor marítimo mostrou-se proveitoso para conscientizar e familiarizar os alunos das EFOMM com a possível conjuntura que vivenciarão em suas carreiras com o passar dos anos, dado o exponencial avanço das ciências. O Jornal Canal 16 agradece a colaboração de todos que tornaram este evento possível, procurando abrilhantar o âmbito acadêmico das escolas irmãs.
“JORNAL CANAL 16. NAVEGANDO COM VOCÊ!”