Dia 11 – Adaptação 2019

 

MANHÃ

Despertados sob um incrível céu aberto, os candidatos deram início ao décimo primeiro dia de adaptação. A alvorada foi tocada às 6h00 e, logo após, todos já estavam de pé em formatura no Pátio Escolar. Às 6h20, com o uniforme de TFM (Treinamento Físico Militar), foram submetidos às inspeções pessoais e de alojamento. Em seguida, participaram do desjejum, sendo servidos de suco e maçã.

Candidatos realizando alongamentos no TFM – Foto: Al. Formigosa

Já alimentados, foram encaminhados para a prática do TFM. Entre às 6h40 até às 7h50, ocorreu uma sequência de atividades, como alongamentos, ginástica, corrida e natação. Em momentos como esses, os candidatos são incentivados a cantarem brados e canções militares para externarem o grande sentimento de vibração e amor pela escolha que fizeram e que continuam fazendo a cada amanhecer.

 

“Quando eu era menino
A minha mãe sempre dizia
Que eu tinha que dar valor
A tudo que ela fazia
Mas o tempo foi passando
Isso de mim não saia
Foi no dia especial
Que eu fui embora pra Marinha
Olha mamãe hoje eu tô aqui
Eu disse que a senhora ia se orgulhar de mim!” 

(Canção Militar muito usada no TFM)

 

Às 8h00, foram dirigidos para o rancho e desfrutaram do café da manhã, tendo como cardápio o CLPM (Café, Leite, Pão e Margarina) e queijo. Logo em seguida, foram liberados para realizarem a higiene pessoal e se prepararem rapidamente para as demais instruções. Às 9h00, foi iniciado o treinamento de Ordem Unida, dessa vez ministrado pelo 1ºSG-FN-CT Gilson.

Ordem Unida ministrada pelo 1ºSG-FN-CT Gilson – Foto: Al. Formigosa

 

Por volta das 11h30, foi encerrado o ciclo de treinamento e os candidatos foram reorganizados em formatura para se encaminharem ao almoço. Às 11h50, o almoço foi servido de estrogonofe de frango, arroz, batata palha e suco, acompanhados de melão como sobremesa.

 

 

TARDE

Palestra sobre o Cerimonial à Bandeira – Foto: Al. Formigosa

Finalizando o almoço, os candidatos assistiram uma palestra, ministrada pelos adaptadores, tratando sobre o Cerimonial à Bandeira, onde foram orientados acerca dos procedimentos realizados diariamente pelo Corpo de Alunos. Às 15h00, foi iniciada a Parada Escolar, durando cerca de meia hora, para que os candidatos se familiarizem com a rotina de alunos que os aguarda brevemente.

Às 15h40, foi dada a oportunidade aos candidatos de esclarecerem quaisquer dúvidas que tiveram sobre a palestra com os adaptadores, no estudo obrigatório, e, logo após, por volta das 18h00, foi organizada a formatura da janta.

Novamente foi feito o deslocamento em formatura para o rancho e, às 18h20, todos foram servidos de sopa, macarrão com linguiça e suco.

 

NOITE

Após o término da janta, foi realizada a higiene bucal e, sem perder tempo, às 19h30, os candidatos foram direcionados ao pátio e, com todos formados em uma única Turma, treinaram o canto dos hinos já aprendidos durante esses dias de adaptação. Às 20h50, foram levados para o rancho, onde se serviram da ceia composta por biscoitos e suco. No pós-ceia, por volta das 21h10, receberam os avisos gerais e as orientações sobre o dia seguinte, sendo assim liberados para o merecido descanso.

 

  • No décimo primeiro dia também ocorreu a primeira saída com o AvIn (Aviso de Instrução), CIABA-01, com o intuito de introduzir fundamentos do exercício de abandono do navio, combate a incêndio, instrução de eletricidade, procedimentos no passadiço, noções básicas de navegação, importância dos motores auxiliares, atracação e desatracação do Aviso. A ideia é proporcionar aos candidatos um pouco da realidade da profissão marítima e, para isso, os mesmos estão separados em turmas e grupos menores para participarem das saídas no AvIn durante o período de adaptação. A Turma Alfa foi a primeira a ter essa vivência.

Viagem a bordo do AvIn (Aviso de Instrução), Navio CIABA 01 – Foto: Al. Formigosa

 

OBS: Não houve nenhuma baixa no dia e o último candidato chamado foi o 136°.

 

Os nossos candidatos estão a cada dia superando suas dificuldades e vencendo seus desafios, as famílias estão extremamente orgulhosas e felizes por cada vitória já conquistada. Desejamos a todos muita força e perseverança, pois sabemos que não é fácil, mas acreditamos na força gigantesca que habita em cada um.

Nossa equipe do JC 16 tem o prazer de manter você informado e, se tiver qualquer dúvida, basta nos contatar em qualquer uma das nossas redes sociais, seja no Instagram, Facebook ou aqui mesmo, na página do Jornal!

 

Jornal Canal 16 – Navegando com você!

 

TEXTO – Al. Maria Elena

REVISÃO – Al. Santos

FOTOS – Al. Formigosa

 

Al. Maria Elena

Aluna do 3º ano de Náutica, pernambucana, apaixonada pela imensidão do mar. Vice presidente do JC 16, se esforçando para fazer o bom uso das palavras. De um jeito amador, se diverte sendo atleta de futsal do CIABA. Integrante da equipe financeira da Sociedade Acadêmica Vikings. Inspira e respira sonhos diariamente, carregando a fé e o sorriso por todo lugar.

Você pode gostar...