Dia 10 – Adaptação 2019
Clima nublado em Belém não é novidade e, com a temperatura ambiente e agradável da cidade, os candidatos davam boas-vindas para o décimo dia de adaptação. Bravo Zulu a todos, pois enfrentando seus obstáculos diariamente, e, lutando contra a saudade que sentem de casa, chegaram na metade desse processo tão meritório em suas vidas.
MANHÃ
Com o toque da alvorada, às 6h00, como de costume, os candidatos formaram de TFM (uniforme usado para a realização de atividades físicas), às 6h20, para as inspeções pessoais e de alojamentos. Às 6h30, desfrutaram de um desjejum e, logo após, deram início aos treinamentos físicos, corrida militar e alongamentos. Após o término dos exercícios, seguiram para o Rancho e tomaram café da manhã, como cardápio o CLPM (Café, Leite, Pão e Margarina) acompanhado de presunto.
Das 9h30 as 11h20, os candidatos receberam instruções de Ordem Unida, com o intuito de aprenderem as vozes de comando e cumprirem os toques de corneta dentro da Organização Militar.
TARDE
Às 11h40, os candidatos já estavam formados para se dirigirem ao Rancho. O almoço foi um suculento filé de peito de frango servido com arroz, feijão, salada e suco. Em seguida, os candidatos retornaram aos seus respectivos alojamentos e realizaram a higiene pessoal.
Prontamente, às 13h10, os adaptandos estavam todos presentes no auditório para assistirem à palestra cujo tema foi “Mostra de Uniformes da EFOMM” que visou instruir os candidatos sobre a padronização do uso dos uniformes.
Logo depois, das 15h00 as 15h30, ocorreu, no campo de esportes, a Parada Escolar (realizada 3 vezes por semana, durante a rotina normal dos Alunos na Escola, para a divulgação de fainas e afazeres).
Em seguida, continuaram no treinamento de Ordem Unida, se estendendo até as 17h20.
NOITE
Com a chegada do entardecer, os candidatos formaram às 17h40 para a formatura da janta, provida de carne desfiada com legumes, ovo frito, arroz e suco. Posteriormente, os candidatos foram dirigidos para mais um estudo obrigatório, onde receberam instruções de comportamento dentro de sala de aula e treinaram a Canção Viva a Marinha.
Prontamente, às 20h40, prestes a encerrar mais um dia desse desafiador período, formaram para a ceia onde foi oferecido pão de queijo com suco. Às 21h10, formaram novamente para orientações e avisos para o dia seguinte. Logo após, foram liberados para seus alojamentos e deram por vencido e encerrado o décimo dia de adaptação.
OBS: Não houve nenhuma baixa na quarta-feira (16), e, o último candidato convocado da lista de reservas, por meio de ligação oficial da coordenação da EFOMM, foi de número 136.
Candidatos, cada vez que vocês se recusam a desistir, estão dando um passo à frente rumo a superação das suas dificuldades. Continuem firmes e lembres sem o porquê de estarem participando deste processo. Aos familiares, continuem acompanhando seus filhos por meio das nossas redes sociais, Instagram, Facebook e aqui no site.
Jornal Canal 16 – Navegando com você!