Formatura 2018 – Turma CLC Álvaro José de Almeida Filho

Após 3 anos de muita dedicação, trabalho e estudo, no dia 4 de dezembro de 2018, a Turma Capitão de Longo Curso “Álvaro José de Almeida Filho”, de alcunha “Odysseus”, pôde comemorar a sua tão esperada formatura. Batizada com o nome do seu paraninfo, a turma é composta de 151 Alunos, dentre os quais 93 de Náutica e 58 de Máquinas.

Formandos cantando o hino nacional. (Foto Al. Formigosa)

A data marcou o fim de uma era na vida de cada um. O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, o querido CIABA, tem sido o lar desde a sua entrada na instituição em janeiro de 2016, ainda como Candidatos.

As autoridades

 

Aluno Macedo no comando do grupamento escolar e ao fundo a bandeira do Brasil sendo conduzida pelo Comandante Aluno Rogério Viana. (Foto Al. Formigosa)

A cerimônia contou com a presença de inúmeras autoridades militares e a cada som de “apresentar armas” vindo das cornetas que anunciavam a chegada destes, o ambiente se enchia de garbo e o peito de cada Aluno reluzia com mais esplendor os dourados botões de seus uniformes enquanto prestavam continência na recepção dos superiores.

 

Presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, revistou a tropa. Comandados pelo Aluno Macedo, o Grupamento Escolar composto pelo 1º e 2º Ano foi “impecável”.

 

 

 

 

A entrada

Oculta atrás do ginásio de esportes, a Turma “Odysseus” surpreendeu ao desfilar, pela última vez como Alunos, ecoando o hino da “Escola de Marinha Mercante”.

A canção trouxe um clima de despedida ao ambiente e arrancou suspiros de inúmeros familiares nas arquibancadas que procuravam ansiosos por seus entes queridos que se aproximavam.

O dispositivo

Turma CLC Álvaro José de Almeida Filho no dispositivo em forma de âncora. (Foto Al. Formigosa)

Comandados pelo Aluno Breno Nascimento, aluno mais antigo de sua turma, o batalhão composto pelos formandos chegou ao local do evento em formatura simples. Enquanto todos esperavam que aquele fosse o dispositivo definitivo para a cerimônia, os formandos iniciaram uma série de deslocamentos entre as colunas que marchavam para ao final, com perfeição, formarem o dispositivo de ferro tipo Almirantado em pleno campo de esportes.

 

 

 

 

 

A premiação

Após a surpreendente entrada dos 151 Alunos do 3º Ano, o Comandante do CIABA Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos foi o responsável pela leitura da Ordem de Serviço na qual parabenizou todos os futuros Praticantes-Alunos pela data e estendeu aos familiares o desejo de um excelente fim de ano com a comemoração da formatura.

Dando prosseguimento a cerimônia, o Aluno Breno Nascimento foi chamado próximo ao palanque das autoridades para que recebesse sua premiação referente ao melhor aproveitamento geral no curso de Ciências Náuticas no CIABA.

 A troca de platinas

Aproximadamente às 10h da manhã, foi anunciada a tão esperada troca de platinas dos Praticantes-Alunos. Os familiares foram autorizados a entrar no campo de esportes e em um momento sublime de emoção e felicidade, foram retiradas as platinas correspondentes ao 3º Ano e colocadas no lugar, as que simbolizam a Praticagem.

Durante a troca, os 151 nomes de guerra dos até então Alunos foram lidos, e logo após, os mesmos foram declarados Praticantes-Alunos e Guardas-Marinhas da Reserva da Marinha do Brasil, posto no qual permanecerão até que seja concluído todo o estágio embarcado da Praticagem.

 

 

 

O desfile

Momento do brado “Brasil – Marinha” com olhar a direita e continência ao Almirante de Esquadra e comandante da Marinha Eduardo Bacellar Leal Ferreira. (Foto Al. Formigosa)

Ao término da cerimônia, o Grupamento Escolar desfilou em continência ao Comandante da Marinha. Com a inédita execução do “Brasil – Marinha” no CIABA, o Grupamento Escolar saiu de cena deixando todas as atenções sob os Praticantes-Alunos.

 

 

 

 

 

O último “fora de forma”

Ao término do desfile escolar os formandos encerraram a cerimônia com o brado da turma ao som pausado de “O-dys-seus” os então Praticantes-Alunos se despediram da escola e deram início a sua tão esperada vida no mar.

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

TEXTO – Al. Rozeira

 

REVISÃO – Al. Leonardo Amaral

 

FOTOS – Al. Formigosa

 

 

Você pode gostar...