CIABA realiza Cerimônia do Dia da Bandeira
No dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira, data ímpar que remete a imensas lutas da história nacional e marca a grandiosidade de exaltar o nosso símbolo augusto da paz. Com a finalidade de tornar o momento ainda mais marcante, dentro das Organizações Militares, há um ritual solene de queimar a antiga bandeira desgastada e, consequentemente, faz-se a substituição por uma nova na qual é hasteada com total esplendor ao som do Hino Nacional.
No Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém, todo o Corpo de Alunos, o Comando e a tripulação de bordo foram contemplados com o cerimonial da incineração da bandeira, guiado pela Lei nº 5700/71, referente aos regulamentos dos Símbolos Nacionais. A cerimônia foi iniciada, por volta das 12h, com a leitura da Ordem do Dia e deu-se sequência com a intenção de despertar o patriotismo e o positivismo decorrentes do admirável legado construído por um povo heróico e guerreiro, carregando valores memoráveis e expressando a perpetuidade e a integridade da Pátria entre outras nações.
“O valor que eu dou é o emissivo, recordar da nossa história e dos nossos heróis que sempre lutaram defendendo a nossa Bandeira. Acho que é muito importante cultivar o exemplo do patriotismo para o Corpo de Alunos, justamente por eles serem o maior motivo da nossa existência dentro da Organização”, assim relata o Suboficial João da Cruz Santos Júnior, o responsável por conduzir a incineração da bandeira na cerimônia.
A frase “Ordem e Progresso” escrita em verde na bandeira, é uma forma abreviada do lema positivista do autor francês Auguste Comte: O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim (em francês: “L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but”). É com esse sentimento de total admiração da força do nosso Brasil que esperamos acompanhar brilhantes resultados e imensas conquistas ao longo da história.
Jornal Canal 16 – Navegando com você!