Alunos do CIABA participam de viagem no NVe Cisne Branco
No período de 8 a 20 de outubro, o Navio Veleiro Cisne Branco recebeu a bordo 6 alunos do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar para uma série de instruções no mar.
Às 7h30 do dia 8, pouco antes do cerimonial à bandeira, os alunos embarcaram no veleiro, recepcionados pelo CMG Batista, comandante do navio, e por seus oficiais. Logo na desatracação, o calor humano da população paraense direcionado por ocasião da despedida ao navio, então atracado no porto da Estação das Docas para visitação, chamou a atenção dos alunos para o que iriam encontrar ao longo do período a bordo: um forte espírito de camaradagem e respeito. Dada a partida, seriam 10 dias de mar até Salvador.
O Navio Veleiro Cisne Branco faz parte dos chamados “navios brancos” da Marinha do Brasil, sendo classificado como navio escoteiro. Dentre seus objetivos, estão a representação da força naval brasileira em eventos nacionais e internacionais e o fortalecimento da mentalidade marítima brasileira, além do culto às tradições de marinharia, sendo, ainda, importante instrumento na formação de pessoal na Marinha do Brasil.
Apesar de tratar-se de um navio veleiro e tradicional, o Cisne Branco não deixa a desejar no que se refere a tecnologia, contando com os mais modernos sistemas de navegação, propulsão, geração de energia e equipagem. Desta feita, a viagem proporcionou aos alunos não somente o contato com as tradições navais, mas também com instrumentos que efetivamente fazem parte da profissão de um oficial da Marinha Mercante.
Ao longo da viagem, os alunos participaram de diversos treinamentos e instruções relativas a marinharia, equipamentos de navegação, navegação astronômica, salvatagem, manutenção de máquinas, sistemas elétricos marítimos, e, como não poderia faltar, enfrentaram seus limites na subida até o “sobrinho”, verga mais alta do maior mastro do navio. Além das instruções, o contato direto com o mar e a vivência a bordo tornaram inesquecível a experiência pelos alunos.
“Foi um experiência inesquecível para todos os alunos. Quanto à parte acadêmica, recebemos adestramentos sobre navegação, noções de marinharia, lançamento de pirotécnicos e navegação astronômica. Mas a viagem não foi somente isso, fizemos amigos que ficarão sempre em nossas lembranças. Fomos muito bem recebidos e nos encantamos com a alegria da tripulação, que fazia as atividades sempre com um sorriso no rosto, com músicas e brados sobre o Nve Cisne e seus mastros, ‘não podemos esquecer de pagar o tributo do mastro!’. No final da tarde, podíamos nos juntar à tripulação para fazer atividades físicas, tentando acompanhar o ritmo deles e ficar equilibrados em meio ao balanço constante do navio. Foram 12 dias maravilhosos, e me senti em casa desde o primeiro. Como um dos oficias nos disse na despedida: ‘O Cisne inflama’, no sentido da alegria e motivação que estar naquele navio passa a todos. Grata a Deus pela oportunidade.” (Comandante Aluna Raine, 3º ano de Náutica)
“Para nós, é um prazer imenso receber os alunos do CIABA a bordo. Ver essa alegria que todos têm em trabalhar e fazer cada atividade juntos e a formação de uma grande equipe é para nós uma grande satisfação. Sentimos muito orgulho em ter esses militares, marinheiros, nos conveses da nossa Marinha Mercante. Foi um privilégio tê-los conosco, e me sinto muito orgulhoso em fazer parte da sua instrução na pernada Belém-Salvador.” (CF Luiz Ricardo, imediato do NVe Cisne Branco)
Os alunos do CIABA agradecem ao NVe Cisne Branco pela oportunidade de vivenciar alguns dias da experiência incrível que é tripular este navio tão importante para a Marinha do Brasil, e deseja à sua tripulação bons ventos! A todo pano! Iça! Caça!