CIABA promove evento social: madrinhas e padrinhos do coração

 

A INICIATIVA

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, com apoio de servidores públicos e do projeto CIABA Solidário, promoveu, nessa terça-feira (9), um evento denominado “Madrinhas e Padrinhos do Coração”. O público alvo do evento foram crianças e adolescentes que vivem em torno do CIABA, no bairro da Pratinha, em Belém.

Nós, do CIABA Solidário, já estávamos planejando fazer um evento nas proximidades do CIABA. Aqui é um bairro que carece de infraestrutura e está às margens da sociedade. O Capitão de Coverta (CC) Eleutério e o Cabo (CB) Texeira estavam com a mesma ideia, então nos unimos para realizar esse evento. (Al. Paiva, representante do CIABA solidário)

O último evento social que ocorreu nas instalações do CIABA foi em 2015. De lá pra cá foram realizados 12 eventos fora do Centro, os quais o projeto CIABA Solidário teve a iniciativa ou ajudou.

O EVENTO

(Recepção das crianças no prédio da SAVI/Foto: Al. Paiva)

A chegada das crianças se deu por volta das 8h30. A programação foi iniciada servindo o café da manhã. Posteriormente, as crianças foram conhecer algumas áreas comuns do Centro, como: quadras, piscina e ginásio. Logo em seguida, foram encaminhadas para o prédio da Sociedade Atlética Vikings (SAVI), onde puderam aproveitar um playground, enquanto aguardavam a preparação da gincana.

 

 

(Preparativos para a primeira prova da gincana/Foto: Al. Paiva)

A gincana teve como objetivo principal promover a prática esportiva e o espírito de competitividade entre as crianças. As provas foram definidas da seguinte forma: corrida de revezamento e passagem com bexiga cheia de água.

Estimular a competitividade com crianças de 4 a 8 anos de idade se faz super importante, principalmente para mostrar a elas que, havendo uma preparação antes de qualquer competição e o trabalho coletivo, os resultados se tornam mais positivos. Ajuda também a criança a ter uma visão de que a vitória e a derrota fazem parte numa competição. (CB EP Teixeira)

 

 

 

(Apresentação de carimbo, promovida pelas crianças/Foto: Al. Paiva)

Após uma rápida pausa para o catanho, as crianças foram levadas para uma recreação, onde puderam aproveitar pula pula e castelinho inflável. Depois, as crianças foram levadas ao prédio da SAVI, onde proporcionaram aos voluntários participantes do evento uma apresentação de Carimbó (ritmo regional).

O objetivo de ensinarmos o Carimbó para as crianças, é resgatar a nossa cultura paraense. Esse ritmo é muito contagiante e é uma das melhores coisas que o Pará pode oferecer. (Nahum Freitas, assistente social da casa)

 

 

 

(CMG Marcelo Baptista Santos, comandante do CIABA, revelando quem é o seu afilhado/Foto: Al. Paiva)

O evento foi encerrado com muita emoção. Foi propiciado uma cerimônia de entregas dos presentes dos padrinhos para as crianças. Os agradecimentos finais ficaram com o CC Eleutério, que ressaltou a importância de eventos desse gênero no Centro.

Hoje foi um dia muito especial aqui no CIABA, pois tivemos a oportunidade de realizar uma ação social beneficente juntamente com o Centro de Valorização da Criança. Através do apadrinhamento de crianças, pudemos perceber a alegria dos alunos em fazer o bem e o sorriso no rosto dos pequenos ao receberem presentes e participarem de várias atividades em nossa escola. Como capelão, me sinto realizado em ver que esse projeto foi abraçado com grande estima por parte dos que cooperaram, trazendo experiência e leveza de espírito em propagar o bem. Parabéns a todos que contribuíram e participaram desta ação magnífica. (CC Eleutério, Capelão do CIABA)

 

O Jornal Canal 16 esteve presente em mais um evento Social e, juntamente com o CIABA SOLIDÁRIO, vem promovendo a causa daquelas pessoas que mais necessitadas. O objetivo principal desse evento foi muito além do bem material, foi levar carinho, cuidado e atenção para essas crianças.  Foi extremamente contagiante ver aqueles sorrisos tímidos e olhares curiosos, a alegria estampada no rosto e um abraço sincero. O nosso muito obrigado ao Centro de Valorização da Criança pela oportunidade. Vocês deixaram saudades!!! – Al. Paiva em nome da equipe do Jornal Canal 16 e do CIABA Solidário

(Aluna Rayane Ferreira se despedindo da sua afilhada/Foto: Al. Paiva)

 

Eu sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.  (Madre Teresa de Calcutá)

 

 

A CASA DE ACOLHIMENTO

(Banners de apresentação da Casa e alguns produto confeccionados pelas crianças a partir da oficina de artesanato/Foto: Al. Paiva)

O Centro de Valorização da Criança é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que promove a reintegração social de crianças e adolescentes em situação de risco, a fim de que possam conseguir por meio do exercício da cidadania uma melhor perspectiva para o futuro, garantindo-lhes seus respectivos direitos.

Para doar, basta entrar em contato pelo número (91) 3258-2320. O endereço da casa fica na Rodovia Arthur Bernardes, Passagem Santa Maria, nº28, em Belém do Pará – PA

 

 

 

 

 

 

TEXTO E FOTOS – Al. Paiva

REVISÃO – Al. Gurgel

Al. Paiva

Presidente do Jornal Canal 16, Representante do CIABA Solidário, Guarda Bandeira e cursando o 3º ano do curso de Máquinas.

Você pode gostar...