CIABA comemora o Dia Marítimo Mundial e o Aniversário de 70 anos da Organização Marítima Internacional (IMO)
Nesta segunda-feira, 01 de outubro, no Auditório do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), os alunos da EFOMM, militares e marítimos civis celebraram o Dia Marítimo Mundial, que internacionalmente é comemorado no final de Setembro. A data também marca os 70 anos de criação da IMO e 60 anos de sua adoção. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval Excelentíssimo Senhor Vice Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.
Na ocasião, foram lidas as ordens do dia do Excelentíssimo Senhor Secretário Geral da IMO Kitack Lim e do Excelentíssimo Senhor Diretor de Portos e Costas Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho.
Para expor aos presentes a grande importância da atividade marítima, isto é, da Marinha Mercante e suas atividades correlatas, bem como o trabalho da IMO, o experiente navegador e Capitão de Longo Curso (CLC) José de Almeida Júnior, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante brasileira, realizou uma brilhante palestra, abrangendo desde um resumo do início da navegação até os avanços tecnológicos na arte de navegar que apresentaram ao mundo navios que mudariam a história do transporte marítimo e trariam grande contribuição para o Poder Marítimo do Brasil. Logo após, ele respondeu às perguntas dos alunos da EFOMM, momento no qual pode compartilhar com os futuros oficiais experiências e falar sobre sua visão e expectativas para a Marinha Mercante.
Por contribuir enormemente com seu vasto conhecimento e experiência, o CLC José de Almeida recebeu homenagens do Senhor Comandante do CIABA Capitão de Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos e do Excelentíssimo Senhor Comandante do 4ºDistrito, que ao assumir a palavra, reiterou a importância de momentos como esse para toda a comunidade marítima. Reforçou o papel fundamental desempenhado pela IMO no que diz respeito à segurança, proteção e sustentabilidade das atividades ligadas ao mar e finalizou afirmando com muita clareza a imprescindibilidade da Marinha Mercante para o progresso da nação brasileira, atividade essa que os alunos da EFOMM, certamente, devido a sua excelente preparação, exercerão com profissionalismo e patriotismo.
“A palestra foi muito construtiva. Conseguiu “me atrair” mais para a profissão. A experiência de vida do Comandante José de Almeida é admirável, já que são mais de 40 anos, quase metade da vida vivendo no mar. É realmente inspirador. Um exemplo para todos nós” – Aluno Marco Sala, 2º ano curso de Máquinas.
“Achei muito produtiva e de grande valia todas as experiências transmitidas pelo Comandante-de-Longo-Curso, pois com mais de 48 anos de vida embarcada, soube expor seus conhecimentos em vários tópicos e exemplos da história da nossa Marinha Mercante. Ele ainda dissertou sobre uma vertente muito impactante da economia brasileira que é a construção naval. Nossa maior potência no segmento marítimo tem sido a Transpetro e, mesmo com toda polêmica de corrupção, é possível apostar no futuro de bons frutos e crescimento exponencial. É muito bacana a iniciativa de trazer grandes ícones para palestrar e conversar diretamente com o Corpo de Alunos, tirando todas as dúvidas e aconselhando os futuros profissionais do mar.” – Aluna do primeiro ano Beatriz Nascimento.
A equipe do Jornal Canal 16 parabeniza a todos os homens e mulheres que dedicam as suas vidas as atividades marítimas, que trabalham com dedicação e incansavelmente para fazer do mar nossa via para o progresso.
Jornal Canal 16 – Navegando com você.