Vó do coração: esse foi o tema escolhido do último evento realizado pelo CIABA Solidário
Com o tema “Vó do coração”, o CIABA SOLIDÁRIO, em parceria com a Sociedade Acadêmica Vikings (SAVI), realizou mais um evento social. O local escolhido foi o Abrigo São Vicente de Paulo, lar que acolhe 28 idosas. O objetivo do projeto, além de levar o sorriso e alegria, foi juntar a experiência e a sabedoria das idosas com a vitalidade e a energia dos jovens alunos.
A velhice é o período em que a pessoa mais deveria ser acolhidas e cercadas de amor, mas sabemos que a realidade não é essa. Ter a oportunidade de conversar com elas significa adquirir um pouco das suas experiências e sabedoria de vida. É realmente muito gratificante! (Al. Hillary)
As atividades estiveram ligadas com músicas, visando não apenas estimular o bem-estar mental, mas também tirá-las da ociosidade e promover interação das “vovós” com Alunos. Também foi realizado uma atividade que visou a atenção, em que foi usada uma história simples como instrumento para estimular a memória e a atenção das idosas.
As atividades físicas bem como atividades mentais tem um papel fundamental na saúde dos idosos, principalmente a prevenção de doenças como o Alzheimer, além de aumentar a capacidade cognitiva. (Terapeuta Ocupacional Jéssica)
O Abrigo São Vicente de Paulo existe há 80 anos, fundado pela Associação das Senhoras de Caridade, o mais antigo da família Vicentina. São 28 senhoras de 69 a 99 anos que moram ali. As razões são diversas: algumas destas senhoras são viúvas, outras nunca casaram nem tiveram filhos, algumas têm seus parentes já falecidos e outras simplesmente estão esquecidas pelos familiares.
Para manter o Abrigo em pleno funcionamento, a direção promove eventos. A entidade é filantrópica, mas precisa comprovar ao Ministério Público do Estado todas as doações recebidas e investimentos feitos, além de pagar alguns funcionários e as despesas domésticas. As abrigadas recebem assistência em saúde e cuidados especiais. Se você quiser ajudar o abrigo basta ligar para o número: (91) 3226-4984