Dia 05 – Adaptação 2018

Manhã

“Acorda, Maria Bonita. Levanta, vai fazer o café. Que o dia já vem raiando!…” E lá estavam eles no quinto dia da tão sonhada e esperada adaptação! Como de costume o relógio marcava 06 horas e os candidatos a alunos estavam preparados para a primeira inspeção do dia, de seus uniformes e alojamentos. Terminadas as inspeções, nada como um delicioso café servido no rancho dos alunos, CLPM ( Café, Leite, Pão e Manteiga) + Presunto, seguido da higiene pessoal dos alunos que logo foram direcionados às salas de aula, para o chamado Estudo Obrigatório, onde aprenderam um pouco mais sobre a rotina militar e os hinos que englobam nossa força, a Marinha do Brasil.

(Pelotão Bravo em treinamento de ordem unida)

Terminados os treinos de hinos programados para esse dia, foram para o Ginásio, às 08h50, para um aperfeiçoamento e ensinamento acerca das movimentações básicas de ordem unida, que se estendeu até a hora do almoço. E nada como um Guisado Misto com Legumes, arroz, polenta, banana e suco para reestabelecer as energias! Deu-se início as 11h50 como programado. Ainda por essa parte da manhã o sino de duas desistência foi soado. E, assim, dando oportunidade para mais um aluno da reserva adentrar os portões do CIABA para a busca de seu sonho.

 

Tarde

Após a refeição do almoço, os candidatos tiveram a oportunidade de aprender sobre o RDM (Regulamento

(Pelotão Bravo sendo conduzido ao campo)

Disciplinar para a Marinha), no momento em que assistiram à palestra do guarda-marinha Mattos, no auditório. Após o evento, eles formaram em frente aos seus alojamentos e tiveram, novamente, um breve treinamento sobre os movimentos militares. A fim de treinar um corriqueiro momento que faz parte da rotina dos alunos, a Parada Escolar, os candidatos, às 15h20, foram conduzidos ao campo, local onde se realizou tal treinamento, que se estendeu até às 16h00. Logo após, todos os jovens retornaram aos seus dispositivos de formatura para terem mais instruções de movimentação que englobam a rotina dos alunos.

Noite

O Sol se punha e o relógio marcava 18h00 quando os candidatos já estavam dispostos para o jantar, que foi servido, às 18h20, com sopa, arroz com galinha (um risoto típico do Pará) , fruta de sobremesa e suco. Após o jantar, os adaptandos foram liberados para descansarem e fazerem sua higiene pessoal . Somente às 19h30 eles formaram novamente para que pudessem ter, Às 19h50, a última refeição do dia – ceia – que contou com um caprichado bolo e suco.
Após a última alimentação do dia, os candidatos formaram todos juntos, em um só pelotão, a fim de treinarem o canto dos hinos unidos. Ao fim do treinamento, todos foram liberados para revigorarem as energias, para que consigam encarar o sexto dia da adaptação, que nada mais é que um ótimo sábado de muitas atividades! Contagem regressiva para se tornarem alunos da EFOMM! E o Jornal continuará presente e pronto para mais informações e respostas aos amigos e familiares envolvidos nessa nova fase! Tire suas dúvidas também pelo Facebook (Jornal Canal 16).

Jornal Canal 16 – Navegando com você.

TEXTO – Al. Yohanna Andrews

REVISÃO E FOTOS – Al. Alves

 

 

 

Al. Alves

Vinte e três anos. Veterano Adaptador, aluno de náutica. Vice-Presidente do Jornal Canal 16. Atleta, apaixonado por esportes, responsável pela equipe de corrida de rua do CIABA. Escritor amador, fascinado por tudo que envolve a Natureza. Carioca, espiritualista, estudante de filosofia, religião e ciência.

Você pode gostar...