Eterno Clavijo

“O Senhor está perto dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”

                                                                                              Salmos 34:18


Para Siempre un Amigo

São com palavras de consolo, amor e esperança do nosso Deus, que relembramos o fatídico ocorrido no dia 8 de Março de 2015. A perda de um irmão, de um campanha, como dizemos aqui na marinha. Impossível esquecer aquele que em tão pouco tempo, espalhou a todos sua alegria indescritível, que cativou a todos com seu jeito e modo de ser. Raros são aqueles que conseguem, em tão pouco tempo, construir laços que transcendem o tempo, e enraizá-los de modo a se firmarem em nossas memórias.

O aluno bravo Clavijo nos ensinou muito mais em algumas semanas do que poderíamos imaginar. Além de repartir com alguns um pouco de sua cultura, por vezes, éramos presenciados aprendendo algumas novas palavras em espanhol, que, sempre com com ânimo, disposição e alegria, ele estava disposto a nos ensinar. Cada um que teve um breve contato, com certeza, obtiveram com ele oportunidades que carregaremos firmemente no mar da vida.

Superar obstáculos, congregar com irmãos nos momentos difíceis, deixar de lado as indiferenças, objetivar uma meta em comum, tantos são os legados por ele instituídos. Pudemos perceber o quão unidos somos, quando lutamos em defender aquele que amamos, que nos importamos, que esperamos o bem tão quanto a nós mesmos. Que possamos fazer daquele manto de solidão, a luz que brilhará eternamente em nosso ser.

Algumas palavras de um amigo…

Aegir, o gigante deus Nórdico. Ele era simultaneamente cultuado e temido pelos marinheiros, pois estes acreditavam que Aegir aparecia de vez em quando na superfície para tomar a carga, homens e navios com ele para seu salão no fundo do oceano. Aegir também é conhecido pelo entretenimento generoso que ele providenciava aos outros deuses.” Estranha e triste coincidência com o mito daquele que colocaríamos como símbolo de nossa turma sem sabermos sua história, ele queria alguém do bem com ele, infelizmente o escolhido foi um de nossos irmãos que não pôde nos acompanhar nesta derrota.

Naquele 08/03/2015 início de nossa jornada na escola, quando o mar parecia calmo, com as máquinas a todo vapor, eis que o tempo vira, as águas se enfurecem, as nuvens escurecem e como se chicotes fossem, raios e trovões agridem o mar sem dó. Éramos nós na manhã de domingo quando nos deparamos com um de nossos irmãos aos poucos nos deixando, e por ironia usando como caminho as águas. Águas estas que ele sonhava em ter como chão, como estrada. A tristeza, a preocupação e o choro tomaram conta do centro, todos, os mais próximos e os menos próximos ficaram abalados.

Aquele menino que inspirou a muitos na adaptação com seu sorriso e sua disposição, exemplo de força, garra e coragem, nos deixou. Que, com a dor da partida de nosso amigo aprendamos a amar mais o próximo, que não percamos tempo com brigas ou discussões e que não deixemos de dizer algo quando se tem oportunidade, pois, aquilo que não foi dito um dia poderá não ser dito nunca mais.

Que esta data seja lembrada e relembrada sempre em forma de homenagem na memória de cada pessoa que tenha tido contato com sua curta porém brilhante caminhada. E hoje, dois anos depois não temos você ao nosso lado fisicamente, mas afirmo com total certeza que você estás dentro de cada um destes corações, querido amigo. Fique com Deus, Clavijo! – “Ninguém morre enquanto num coração é inquilino.”

Al. Quadros, cursando o 3º ano de Náutica.

 

 

Que Deus possa sempre está presente na vida dos familiares do nosso querido irmão Clavijo, confortando, consolando e  os enchendo de alegria. Que a Paz do nosso Senhor que excedo todo o entendimento esteja presente na vida daqueles que de alguma forma cruzaram o caminho dele. Sabemos que há um Pai, que tudo pode e que tudo sabe. Que nem mesmo uma folha cai sem a Sua permissão, e por causa disso, esperamos que Clavijo esteja junto com ele para todo o sempre. Amém!

 

 

 

A Equipe Jornal Canal 16, presta essa singela homenagem ao Al. Clavijo, a todos seus amigos e conhecidos, e principalmente, aos seus familiares!

Al. Gláucio

Diretor do Jornal Canal 16, Presidente do Grêmio Evangélico e Representante da Equipe de Corrida, cursando o 3º ano de náutica.

Você pode gostar...