#1 PS EFOMM 2017: 7 dicas para uma boa prova

Clima de Reta Final

Os dias 03 e 04 de setembro se aproximam e, certamente, serão momentos decisivos para os muitos candidatos que tanto se dedicaram para a realização do processo seletivo EFOMM 2017. Restam 05 dias e não há dúvida: é inevitável extinguir o nervosismo e a ansiedade em meio a um momento tão esperado. Desse modo, o Jornal Canal 16 gostaria de sugerir atitudes e comportamentos, a fim de que sentimentos ruins não influenciem nos dias da avaliação.

1 – Descanso é fundamental, sem deixar de relembrar alguns assuntos!

     Por restarem poucos dias, muitos candidatos optam por um momento de pleno relaxamento e descanso, mas é importante ressaltar que toda e qualquer revisão pode ser útil em meio a uma gama de conteúdos tão ampla e rigorosa, tal como é a do concurso. Saiba organizar o tempo para que todo o conteúdo pragmático da prova seja revisto, mas sem esgotar a mente tentando estudar o conteúdo de um ano em apenas uma semana.

2 – Conheça o estilo de prova, isso ajuda a poupar tempo:

     Buscar conhecer o estilo das provas, as possibilidades de temas para a redação e o local no qual serão realizadas são essenciais para garantir uma maior segurança no momento do teste. Analisando provas antigas, o candidato tem[cml_media_alt id='23457']imagem 1[/cml_media_alt] mais chance de saber por qual matéria começar. Nem sempre a ordem das questões é a melhor. Procure as questões de assuntos que você domina e deixe as questões que você tiver mais dificuldade por último, não perca tempo tentando resolver uma questão, parta pra próxima e depois retorne para tentar de novo.

3 – Alimente-se de forma adequada, sem excessos:

    Alimentar-se de maneira equilibrada e evitar a prática de esporte que exijam muito do físico do candidato é indispensável. Tome um bom café da manhã no dia da prova, sem correr o risco de passar mal durante o teste. Não coma alimentos com muita cafeína e tenha uma boa noite de descanso no dia anterior.

4 – Conheça o local de prova:

    [cml_media_alt id='23460']imagem 2[/cml_media_alt] Saiba onde você vai fazer a prova. Confira o endereço dos locais de testes aqui. Se possível, faça o trajeto até a Escola para calcular quanto tempo leva e, assim, evitar atrasos. É válido checar informações sobre o trânsito, rotas de ônibus e outros fatores que possam fazer você atrasar. Separar o material a ser levado no dia da prova e até checar a previsão do tempo são precauções válidas também.

5 – Confira o traje correto e documentação necessária:

      As provas são realizadas dentro de uma Organização Militar e algumas regras devem ser respeitadas. Lembrem-se que não é permitido ir trajando bermudas ou chinelos. Uma calça e tênis fechado já são suficientes. Não corra o risco de ser barrado por conta disso. Confira também a documentação exigida para o dia da prova e não saia de casa sem ela, incluindo o COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO! [cml_media_alt id='23470']images[/cml_media_alt]

6 – Aproveite a última semana para cuidar dos detalhes finais:

     Na última semana, separe os assuntos que você acha mais importantes, analisando as provas antigas. Tome nota das ideia principais, revise fórmulas e questões com raciocínios gerais, que podem ser aplicados a outras questões. Revise aquela matéria que você sente dificuldades, mas se perceber que não dá tempo de aprender totalmente, não se estresse. Deixe tudo preparado para o dia da prova, material e até um formulário para ler enquanto espera os portões abrirem. Se possível, leve uma mochila com água para não precisar sair de sala, lembrando que todo tempo é importante.

7 – Calma é fundamental:

    Tenha consciência do seu preparo e não se deixe levar pelo nervosismo. Lembre-se que, se o conteúdo foi estudado, basta ir e fazer uma boa prova. Todos os alunos que hoje fazem parte dos três anos, um dia passaram por esse momento e mantiveram a calma.

     O nervosismo ainda é muito claro até mesmo na mente dos alunos do primeiro ano, como na do Antônio Alves, que, um ano mais tarde, compartilha sua experiência: “São muitas fórmulas e teorias, muitos detalhes que podem fazer total diferença e determinar a aprovação do candidato. [cml_media_alt id='23469']imagem 6[/cml_media_alt]Estudei 04 anos para ser aprovado no concurso da EFOMM e, nos dois primeiros anos, posso dizer que fui influenciado pela ansiedade e pelo nervosismo, o que comprometeu o meu rendimento nos dias de avaliação de forma significativa. É importante que os candidatos saibam sobre a necessidade de se manterem preocupados na dose certa, com autoestima, mas sem prepotência. O pensamento de que foi feito o máximo é confortante. Por isso, eu afirmo: tão importante quanto estudar corretamente é manter uma atitude mental positiva nos dias de prova. Mais do que nunca, esse é o momento de todos os candidatos se imaginarem de branco. Desejo uma excelente prova aos candidatos e que cada um consiga revelar todo o conhecimento adquirido no período preparatório. Avante, guerreiros!”, disse o primeiro anista.

     O Jornal Canal 16 deseja uma boa prova a todos os candidatos, não deixem de acompanhar a próxima matéria sobre o concurso. Se você tem alguma crença, alguma religião, os alunos do CIABA te um recado muito importante para você!

     Aguardem!

Al. Alves – Texto

Al. Danielle Carvalho – Texto

Al. Bemerguy – Revisão

Al. Alves

Vinte e três anos. Veterano Adaptador, aluno de náutica. Vice-Presidente do Jornal Canal 16. Atleta, apaixonado por esportes, responsável pela equipe de corrida de rua do CIABA. Escritor amador, fascinado por tudo que envolve a Natureza. Carioca, espiritualista, estudante de filosofia, religião e ciência.

Você pode gostar...