Visitação: Navio Petroleiro Celso Furtado!
Os alunos do CIABA, no respectivo dia 10 de fevereiro, tiveram a grande oportunidade de visitar o navio de produtos Celso Furtado. Nomeado em homenagem ao economista (1920 – 2004) que dedicou-se ao estudo à busca pelo desenvolvimento nacional durante toda sua vida. Nascido em 1920, na Paraíba, este procurou entender a realidade do Brasil e principalmente a dos brasileiros, a fim de abrir caminhos para o avanço do país. Para ele, os conceitos econômicos tradicionais, limitados a teorias e suas aplicações, eram insuficientes para explicar a realidade. Estendeu à economia uma visão humana para compreender melhor o subdesenvolvimento.
O Celso Furtado é um navio petroleiro de fabricação e bandeira brasileira e é também, o segundo navio produzido pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF) da Transpetro, empresa logística da Petrobras.
Observada a importância deste petroleiro, o qual esteve ancorado no rio Guamá em Belém-PA, no determinado dia, os alunos da EFOMM ficaram motivados com toda a sua história, modernização e claro, a disposição da tripulação em apresentar aos alunos o mundo da navegação e funcionamento de um grande navio.
Segue abaixo os relatos dos alunos que puderam conhecer mais de perto o navio de produtos Celso Furtado:
“Na presente data os alunos da EFOMM tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da futura profissão e do cotidiano a bordo. Os alunos foram bem recebidos pelo comandante do navio, Moreira Neto, que exaltou a importância da visita, assim como do entusiasmo dos alunos presentes. Os alunos visitaram a praça de máquinas, e tiveram uma breve explanação com o Chefe de Máquinas Pena, conheceram o CCM e a sala da máquina do leme. Depois subiram ao passadiço e a 1ON Larissa apresentou os equipamentos auxiliares de Navegação, tais como os radares, carta eletrônica, etc. O comandante então chamou atenção para as facilidades das quais os oficiais hoje dispõem, em relação ao tempo em que o mesmo iniciava essa bela carreira. Em seguida, apresentou o sistema GMDSS e falou da sua importância ao usar ondas de rádio ou via satélite para transmitir mensagens a navios ou estações costeiras. Terminando a visita, conhecemos os sistemas de combate a incêndio (CO2 e espuma), academia do navio, enfermaria e por último o refeitório, onde desfrutaram de uma refeição excelente, deixando escolhido a carreira certa. ” Al. Rene, 3º ano
“Ter a oportunidade de visitar um navio de grande porte e parte da frota de uma grande empresa marcante brasileira, Transpetro, com certeza agregou motivação à carreira de estudante da EFOMM e reforçou a perspectiva de futuro profissional que almejo para mim.
O navio visitado por nós, alunos da EFOMM, foi o petroleiro Celso Furtado, onde tive a oportunidade de vivenciar por poucas horas, a rotina dos profissionais mercantes; Conhecer, por intermédio do chefe de maquinas, a praça de máquinas; E também, através do comandante, o passadiço e as instalações do navio. Nós esclarecemos as nossas dúvidas e curiosidades a respeito das duas profissões.
Bom, haja vista que estou cursando o primeiro ano na EFOMM (Escola de Formações de Oficiais da Marinha Mercante) e que por mais que esteja tendendo escolher o curso de náutica, poder observar como cada profissional mercante de cada curso, náutica e máquinas, atuando efetivamente na prática e na rotina de trabalho foi de sua grande importância na minha futura decisão acadêmica. ” Al.Tassia Bazílio, 1º ano.
O Grêmio de Náutica gostaria de agradecer ao Comandante Moreira pela oportunidade única de visitação ao navio Celso Furtado, a mesma proporcionou um conhecimento mais aprofundado a respeito da futura profissão e do cotidiano a bordo.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Celso_Furtado_%28navio%29